Resumo

Título do Artigo

Os desafios de um empreendimento de cosméticos sustentáveis na Amazônia - um caso de ensino para cursos de bioeconomia
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Amazônia
Bioeconomia
Biocosméticos

Área

Casos de Ensino

Tema

Casos de Ensino

Autores

Nome
1 - Evelyn Rayane da Costa Mesquita
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA) - Belém
2 - Fernanda Ferreira Castro
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA) - Belém
3 - José Augusto Lacerda Fernandes
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA) - Faculdade de Administração (FAAD)

Reumo

Ao propiciar o alinhamento de objetivos econômicos, sociais e financeiros, a bioeconomia tem sido recorrentemente apontada como a principal via de desenvolvimento sustentável para a Amazônia. No entanto, viabilizar esse movimento passa por um conjunto amplo de entraves logísticos, operacionais e financeiros. É nesse contexto desafiador que se encontra a protagonista do nosso caso, a empreendedora Gabriele Bandeira. Desde 2021, ela tem liderado a Ciclo Saboaria Artesanal, um negócio do ramo de biocosméticos estabelecido na cidade de Belém/PA, que cria produtos de alto valor agregado a partir da
Como os pontos-chave de análise do caso estão voltados para a realidade de um empreendimento de pequeno porte, enfatizando os desafios e limitações encontrados no decorrer da sua gestão, recomenda-se que o caso seja utilizado em disciplinas de graduação e pós-graduação que abordam temáticas ligadas ao empreendedorismo, inovação, desenvolvimento de habilidades gerenciais e sustentabilidade em um sentido mais amplo. Adicionalmente, cumpre destacar que o caso pode ser muito útil para docentes engajados com o desenvolvimento da bioeconomia da Amazônia, os quais costumam carecer de referências loca
Os dados foram obtidos de forma primária através de entrevistas com a empreendedora e de forma secundária, coletando dados em artigos.
Empreendedorismo Gestão Planejamento estratégico Empreendedorismo em pequenas empresas
DEPIERI, C. C. L. S.; SOUZA, E. C. L.; TORRES, C. V. Cultura e atitude empreendedora à luz da dimensão inovação. In: SIMPÓSIO DE GESTÃO DA INOVAÇÃO TECNOLÓGICA, 24., 2006, Gramado. Anais... Rio de Janeiro: ANPAD, 2006. FERREIRA, G. T. C.; KAETSU, P. T.; CUNHA, C. L. Empreendedorismo na Amazônia Brasileira: Uma revisão sistemática da literatura. Revista Humanidades e Inovação v.7, n.16, 2020. SOUZA, E. C. L.; GUIMARÃES, T. A. Empreendedorismo além do plano de negócio. São Paulo: Atlas. 2005. PAMPLONA, Leonardo de Moura Perdigão; SALARINI, Julio; KADRI, Nabil Moura. Potencial da bioeconomia para