1 - Rafael Moreira Ribeiro Universidade Federal da Paraíba - PPGA
2 - Cláudio Pilar da Silva Júnior UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) - Departamento de Administração
Reumo
No Brasil há um segmento de negócios que buscam alinhar objetivos financeiros com propósitos sociais e ambientais, os negócios de impacto. Uma categoria que surgiu na década de 1980, na junção dos negócios sociais e foco ambiental. Devido à pressão por resultados rápidos e a falta de recursos pode surgir desalinhamento entre o propósito declarado e práticas efetivas. Este estudo investiga a relação entre propósito e prática organizacional de 112 negócios de impacto na região amazônica, utilizando análise qualitativa e quantitativa para avaliar o alinhamento entre propósito e ações reais
O artigo visa compreender a relação entre propósito de impacto socioambiental de empresas do Brasil e suas práticas organizacionais. Para isso, classificou-se os negócios com base em seus eixos de atuação e temas socioambientais. Supõe-se que um maior entendimento dos problemas resulta em propósito de impacto internalizado. Analisou-se ações organizacionais dos empreendimentos, conforme relato dos empreendedores, para ver as respostas aos problemas identificados. Por fim, confrontou-se declarações de entendimento dos problemas com ações práticas, buscando identificar relações de causa e efeito
O artigo compreende duas vertentes teóricas. A primeira relacionada a Negócios de Impacto aqui visto como evolução dos negócios sociais no Brasil, incorporando metas ambientais e sustentabilidade financeira. Definidos como aqueles que resolvem problemas socioambientais com modelos sustentáveis. A segunda é o Propósito Organizacional, definido como preocupações que vão além do lucro, motivando transformação social e ambiental. Empresas com propósito claro tendem a ter melhor desempenho e atrair talentos alinhados com valores sociais e ambientais, gera reputação e sustentabilidade
Esta pesquisa combina abordagem descritiva e exploratória, usando métodos qualitativos e quantitativos e estratégia multimétodos para garantir compreensão ampla e sistemática do tema. Os procedimentos metodológicos compreendem amostra não-probabilística de 112 empreendedores de negócios de impacto na Amazônia, selecionados de um processo seletivo de uma aceleradora. Os dados, coletados em 2023, incluem questões sobre impacto, avaliados com análise de conteúdo, focando em como os negócios abordam problemas e ligam suas atividades às soluções propostas
Os negócios analisados revelam uma predominância de sociedades limitadas e uma variedade de organizações iniciantes, muitas informais. Os ramos de atuação se dividem dentre outros grupos em bioeconomia e agronegócio, refletindo compromisso com práticas sustentáveis. Entretanto, uma parcela significativa de organizações não definiu claramente uma problemática socioambiental, o que pode comprometer sua percepção de impacto e atratividade. O alinhamento entre a identificação de problemas e soluções propostas é crucial para a eficácia e credibilidade dos negócios de impacto
A maioria dos negócios analisados demonstra alinhamento claro com suas problemáticas, oferecendo soluções relevantes. No entanto, a frequência de respostas "ausentes" sugere necessidade de maior clareza e foco na definição das problemáticas. Adicionalmente, categorizou-se as motivações e impactos desses negócios, fundamentando futuras pesquisas sobre áreas que se beneficiariam de maior suporte financeiro e técnico
DA SILVA CAVALCANTE, Raniery Lopes; ARAUJO-SILVA, Gabriel. Circular economy in the Amazon: technology, design, and community: Economia circular na Amazônia: tecnologia, design e comunidade. Concilium, v. 23, n. 19, p. 836-849, 2023
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