Economia comportamental
Políticas Públicas Educacionais
Revisão sistemática
Área
Finanças
Tema
Finanças Comportamentais
Autores
Nome
1 - Fernanda Raso Zamorano UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Escola de administração pública
2 - Camila Maria Risso Sales UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU) - Incis
3 - Rafael Rodrigues de Castro UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Programa de Pós-Graduação em Administração
Reumo
Nos últimos anos, estudiosos como Richard Thaler, Cass Sunstein e Dan Ariely têm se debruçado sobre uma diferente perspectiva do comportamento humano em relação à teoria econômica padrão, chamada de Economia Comportamental (EC). Esta temática ficou mais conhecida após a publicação do livro “Nudge: Improving Decisions About Health, Wealth, and Happiness”, de Thaler e Sunstein (2008). Diversos países, incluindo o Brasil, têm utilizado dos princípios da economia comportamental para promoção de políticas públicas. Devido a isso, estudos têm buscado mapear a literatura científica sobre a temática.
Contudo, as políticas educacionais não receberam a mesma atenção (Samson, 2019; Castleman & Page, 2015), e o último estudo que trouxe orientações para futuras pesquisas é de 2011 (Jabbar, 2011). Assim, este trabalho tem como objetivo sintetizar a literatura sobre EC nas políticas públicas educacionais, por meio de uma revisão sistemática (Pickering & Byrne, 2014). Para tanto, foram selecionados 47 artigos indexados na base de dados Web of Science, que serão analisados por seis técnicas de Técnicas de Análise Bibliométrica, Análise de Coocorrência de Palavras-Chave e a Análise de Cocitação.
A EC tenta integrar insights da psicologia, neurociência e sociologia, com vistas à melhor compreensão do comportamento humano, de suas decisões e escolhas não padronizadas, para prever melhor os resultados individuais e desenvolver políticas mais eficazes (Lavecchia, Liu & Oreopoulos, 2016). No setor público, insights da EC são utilizados de modo a complementar ou até mesmo substituir as alavancas econômicas tradicionais, a fim de direcionar o comportamento dos indivíduos e promover políticas públicas.
O aumento nas publicações e citações deu-se após Richard H. Thaler ter recebido o Prêmio Nobel de Economia, em 2017. As revistas que mais publicaram artigos, têm no escopo o objetivo de divulgar pesquisas sobre economia, educação e políticas públicas. A Análise de Coocorrência de Palavras-Chave, permitiu evidenciar que os estudos sobre EC e políticas educacionais têm como foco seis temas. Por sua vez, por meio da Análise de Cocitação, identificamos que os enfoques teóricos e as principais contribuições desses estudos, estão divididos em quatro temas.
O estudo apontou que a utilização da EC nas políticas educacionais contribui na melhoria dos processos de aprendizagem, facilita a entrada nas Instituições de Ensino, diminui a procrastinação, potencializa o resultado de testes e aumenta a retenção dos estudantes. Além disso, as intervenções da EC são fáceis e pouco onerosas. Porém, a EC por si só, não é suficiente para resolver os problemas complexos educacionais, e não exclui outras formas de intervenção governamental.
Jabbar, H. (2011). The Behavioral Economics of Education: New Directions for Research. Educational Researcher, 40(9), 446–453.
Pickering, C., & Byrne, J. (2014). The benefits of publishing systematic quantitative literature reviews for PhD candidates and other early-career researchers. Higher Education Research & Development, 33(3), 534-548.
Thaler, R. H., & Sunstein, C. R. (2008). Nudge: Improving decisions about health, wealth, and happiness. Yale University Press.