Sustentabilidade, Sociedade, Tecnologia e Inovação
Autores
Nome
1 - Maria Edilane da Silva Lima PROGRAMA DE POS GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO - PPGA UECE - Universidade Estadual do Ceará
2 - Isabelle Alexandre Carneiro de Almeida UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE) - Fortaleza
3 - Kijailson Cristiano Araújo de Lima UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE) - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO - PPGA - UECE CAMPUS ITAPERI
Reumo
O cenário enfrentado ao longo dos anos de crise ambiental tem apresentado grandes desafios, como o aquecimento global, a perda de biodiversidade e a poluição. Apesar disso, observa-se um constante negacionismo por parte da população em geral quanto à urgência de se abordar esses temas (Severo et al., 2021; Oliveira; Velasques, 2020;). Nessa perspectiva, o presente artigo discorre sobre a iniciativa de criação de pátios naturalizados no ambiente escolar como uma proposta para o desenvolvimento da consciência sustentável.
O estudo tem como objeto de pesquisa os pátios naturalizados e o desenvolvimento de consciência sustentável no ambiente escolar da educação infantil. Tal problemática traz como objetivo: Compreender a visão das educadoras de um Centro de Educação Infantil sobre as relações entre a implementação de pátios naturalizados e o desenvolvimento de consciência sustentável no ambiente escolar.
A fundamentação teórica deste estudo explora a importância dos pátios naturalizados na educação infantil, destacando suas contribuições para o desenvolvimento integral das crianças. Aborda a relação entre natureza e aprendizado, fundamentada em teorias que defendem o ambiente natural como um espaço de descoberta e crescimento. Além disso, discorrem sobre as práticas pedagógicas que promovem conscientização ambiental, demonstrando como essas ações podem transformar a experiência educacional e estimular uma conexão mais profunda com o meio ambiente.
A pesquisa é de natureza qualitativa e tem finalidade exploratória e descritiva. Foram realizadas oito entrevistas com professoras, assistentes e a coordenadora de um Centro de Educação Infantil, em uma capital do nordeste brasileiro. Tanto as entrevistas quanto os artigos da base teórica foram codificados utilizando o software Atlas.ti, mediante a técnica análise temática de conteúdo (ATC). A escolha dessa amostragem se justifica pela recente implantação de um pátio naturalizado na instituição pesquisada, que é parte de um projeto maior da Prefeitura na capital estudada.
A partir dos resultados obtidos pode-se perceber que a implementação do pátio naturalizado no ambiente escolar, representa um passo importante para a promoção de uma mudança de percepção e desenvolvimento da consciência sustentável. A criação de pátios naturalizados nas escolas se mostra uma iniciativa potente para integrar o brincar com a natureza, proporcionando experiências práticas que incentivam o aprendizado e o desenvolvimento integral das crianças.
O presente estudo colaborou para as investigações acerca das potencialidades que existem no contato com a natureza, bem como a urgência de se abordar temas como sustentabilidade e preservação ambiental desde cedo para assim fomentar uma consciência sustentável nas pessoas. Através das entrevistas no Centro de Educação Infantil, identificou-se expectativas claras de que o pátio naturalizado transformará a percepção da comunidade escolar sobre a natureza e servirá como um potencializador do desenvolvimento cognitivo, emocional e físico das crianças.
SEVERO, E. A. et al. As relações entre a ecoinovação, consciência sustentável, estratégia ambiental, performance organizacional e impacto ambiental no nordeste do Brasil. Iberoamerican Journal of Strategic Management (IJSM), São Paulo, v. 20, p. 1-24, 2021.
OLIVEIRA, M. M. S; VELASQUES, B. B. Transtorno do Déficit de Natureza na Infância - Uma perspectiva da neurociência aplicada à aprendizagem. Latin American Journal of Science Education, Ciudad de México, v. 7, n. 2, p. 1-11, 2020.