DECISÕES DE INVESTIMENTOS EM STARTUPS: UMA PROPOSTA DE ANÁLISE DOS MEIOS DE CONVENCIMENTO DOS(AS) EMPREENDEDORES(AS) E DAS ESTRATÉGIAS DE NEGÓCIOS INOVADORES
Empreendedorismo Inovador: Startups, Empresas de Base Tecnológica, Incubadoras e Parques Tecnológicos, Capital de Risco
Autores
Nome
1 - Carolina Cavalcanti de Souza Escola Paulista de Política, Economia e Negócios - Universidade Federal de São Paulo - EPPEN/Unifesp - Osasco
2 - Maria Thereza Pompa Antunes Escola Paulista de Política, Economia e Negócios - Universidade Federal de São Paulo - EPPEN/Unifesp - Departamento Acadêmico de Administração
Reumo
As decisões de investimento em startups envolvem diversos aspectos de diligência. Destacam-se o modelo de negócio, o mercado, a concorrência, as demonstrações contábeis, as métricas operacionais, o histórico do negócio, as habilidades do time fundador, as estratégias de vendas, o marketing e o produto, a composição da rodada e o valuation. Além disso, é possível analisar fatores não tradicionais, como as técnicas de persuasão usadas por empreendedores de startups e as estratégias de negócios inovadores com grande aceitação no mercado. Este artigo tratará dos fatores não tradicionais.
A questão que este artigo busca responder é: Como unir o conhecimento científico da persuasão, do poder e da criação de tendências com as decisões de investimento em startups? O objetivo deste artigo consiste em propor assertivas que unam o conhecimento científico da persuasão, do poder e da criação de tendências que sejam úteis ao processo de decisão de investimento em startups.
A fundamentação teórica é dividida em três blocos: A transição tecnológica e a evolução dos modelos econômicos e sociais; A relação entre a criação de tendências, a persuasão e as decisões de investimento dos VCs; e A retórica e o poder em convergência com o discurso persuasivo na captação de investimento de startups. O primeiro bloco expõe um novo movimento, “Economia Exponencial”, e a relação com o VC. O segundo bloco trata das estratégias que fazem as soluções serem grandes tendências. O terceiro bloco une a persuasão e o poder com o desenho do perfil empreendedor com essas habilidades.
Este estudo se caracteriza, quanto ao seu objetivo, como uma pesquisa exploratória e descritiva. Exploratória, pois buscou ampliar os conhecimentos quanto aos meios de persuasão utilizados pelos empreendedores quando do processo de captação de recursos junto às gestoras de Venture Capital, bem como as estratégias de criação de startups precursoras de tendências sociais e tecnológicas. Descritiva pois se propôs a desenvolver assertivas que possam ser úteis aos gestores de fundos de Venture Capital, quando de suas decisões por investimento. (Cervo; Bervian, 2002).
A união de conceitos da persuasão, de poder e de criação de tendências resultou em 16 assertivas, divididas em 2 quadros, sendo o primeiro de Técnicas de Persuasão e o segundo de Estratégias de negócios inovadores. No 1° quadro, tratou-se de reputação moral, argumentação analítica, geração de emoção, captura de atenção, explicação didática, identificação de desafios, habilidade de conquista prévia, uso de terminologia de mercado, demonstração de habilidades e validação por terceiros. No 2° quadro, tratou-se de negócios familiares, exposição, distribuição, validação e inovação incremental.
A partir das assertivas, conclui-se que é possível investigar as áreas de conhecimento da persuasão, do poder e das estratégias de negócios inovadores em conjunto, explorando conexões com métodos de avaliação de VC, que visam trazer altos retornos financeiros aos acionistas. Dessa forma, as gestoras de Venture Capital que aplicarem as assertivas em seu processo de análise podem implementá-las como um ferramental de racionalidade ao entender quais são as características de um negócio inovador e de um empreendedor com habilidades de convencimento, analisando-as de forma conjunta e separada.
ARISTÓTELES. Retórica. 1. ed. São Paulo: Vozes, 2022. E-book. Disponível em: https://plataforma.bvirtual.com.br. Acesso em: 27 abr. 2024.
MAIA, M. M. COMO AS START-UPS CRESCEM? Performances e discursos de empreendedores à procura de capital. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 34, n. 99, p. e349919, 2019.
HAN, Byung-Chul. O que é poder?. São Paulo: Vozes, 2019.
THOMPSON, Derek. Hit Makers: Como nascem as tendências. 1 ed. Rio de Janeiro: Impresso pela Vozes para HarperCollins, 2018
HAN, Byung-Chul. A crise da narração. São Paulo: Vozes, 2023.