Resumo

Título do Artigo

O EFEITO DOS ATRIBUTOS DE EXPERIÊNCIA NO DESEJO DOS TORCEDORES EM FREQUENTAR ESTÁDIOS DE FUTEBOL
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Palavras Chave

Marketing esportivo
Comportamento do consumidor
Torcedor

Área

Marketing

Tema

Cultura e Consumo

Autores

Nome
1 - Luiz Henrique Freire Bezerra
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO (UFERSA) - Mossoró
2 - Judson da Cruz Gurgel
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO (UFERSA) - Departamento de Ciências Sociais Aplicadas
3 - Suely Xavier dos Santos
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO (UFERSA) - Mossoró
4 - Paulo Gustavo da Silva
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO (UFERSA) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas

Reumo

O estudo buscou investigar os fatores que influenciam a ida dos torcedores aos estádios de futebol. Baseando-se nos trabalhos de Fagundes (2013 e 2018), a pesquisa foi realizada na região Nordeste, na capital do Ceará, Fortaleza, com torcedores locais. As hipóteses analisadas incluíram a socialização do torcedor, a identificação com o time, a lealdade ao time, as emoções positivas, a satisfação do torcedor e a intenção de retornar ao estádio, visando compreender se esses aspectos motivavam a ida dos torcedores aos jogos.
Dado que os clubes nacionais estão cada vez mais dependentes de seus torcedores, entender os fatores que os incentivam a assistir aos jogos é crucial, pois os torcedores são essenciais tanto financeiramente quanto presencialmente, oferecendo apoio indispensável aos seus times durante as partidas. Os dados foram coletados in loco no estádio, durante uma partida de futebol. Os respondentes tinham a opção de responder por meio de um formulário físico ou online, via QR Code.
O marketing esportivo é definido a partir das “atividades destinadas a satisfazer as necessidades e os desejos dos consumidores esportivos por meio de processos de troca” (Mullin; Hardy; Sutton, 2000, p. 9). Vance, Nassif e Masteralexis (2017, p.119) descrevem que diante do mercado tão competitivo, precisa ter profissionais qualificados para conseguir elaborar um planejamento estratégico e um marketing esportivo, pois a união desses dois fatores, trará muitos benefícios para as organizações esportivas.
A análise dos dados foi realizada utilizando estatística descritiva e análise de equações estruturais. Os resultados mostraram que a satisfação, a identificação com o time e a lealdade afetam positivamente o interesse dos torcedores em frequentar o estádio. Foi confirmado que as emoções influenciam o nível de satisfação do torcedor, mas não o seu retorno ao estádio. Por fim, os aspectos de socialização foram refutados tanto em relação à satisfação quanto à influência no retorno ao estádio.
Diante dos resultados obtidos, das 8 hipóteses analisadas, três foram rejeitadas e cinco foram aceitas. Em relação as que foram aceitas, a hipótese 5, que procurava provar se as emoções positivas afetavam positivamente a intenção de frequentar os estádios, apesar de ter apresentado um resultado positivo, foi no limite do aceitável e por pouco era rejeitada. Já h1 provou que o nível de satisfação do torcedor influência para que volte ao estádio, junto com a h2 que testa que a identificação com o time
Com base nas respostas do questionário, constatou-se que a satisfação do torcedor afeta positivamente sua intenção de frequentar os estádios. Assim, proporcionar uma boa experiência ao torcedor é fundamental para garantir seu retorno futuro ao estádio. A identificação com o time também foi uma hipótese confirmada. Este aspecto refere-se ao sentimento de afeto e amor que o torcedor desenvolve pelo seu clube. Esse vínculo cria a necessidade de ir ao estádio para apoiar seu time e ajudar nas vitórias.
BORBA, Sérgio. Marketing no Futebol: uma análise dos serviços oferecidos nos estádios de Fortaleza. Fortaleza, 2006 FAGUNDES, André. Um modelo dos fatores que influenciam a satisfação dos torcedores na ida aos estádios de futebol do Brasil e sua intenção de retorno. Belo Horizonte, abril 2013. RODRIGUES, Ricardo; SOUSA, Caissa; FAGUNDES, André. Aspectos funcionais e experienciais influenciadores da ida do torcedor aos estádios de futebol de Belo Horizonte-MG. Revista Brasileira de Marketing Remark. v.17, n.1. janeiro/março, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.5585/remark.v17i1.3490.