Resumo

Título do Artigo

POLÍTICAS EDUCACIONAIS EM MINAS GERAIS: ESTUDO ACERCA DO ESTÍMULO À EDUCACÃO EMPREENDEDORA EM INSTITUIÇÕES PÚBLICAS EDUCACIONAIS
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Palavras Chave

Políticas Públicas; Educação Empreendedora; Ensino
Comunicação; Docentes; impactos
Reformulação, Ensino Médio, resultados

Área

Administração Pública

Tema

Governança, Ação Pública e Políticas Públicas

Autores

Nome
1 - Eliane de Souza Honorato
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI (UFVJM) - Campus Diamantina
2 - João Antônio Gomes Pereira
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA - UNIPAMPA (UNIPAMPA) - Campus de São Borja

Reumo

Esta pesquisa está alicerçada à necessidade de verificar como as políticas educacionais no Estado de Minas Gerais vêm estimulando a efetivação da Educação Empreendedora em uma instituição pública, através da reformulação do ensino médio, cujo eixo estrutural apresenta dinâmica de ensino-aprendizado, vinculada a conteúdos específicos, previstos pela Base Nacional Comum Curricular e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Os docentes são pilares de validação, cujo propósito é diminuir a evasão escolar através da formação protagonista e reflexiva na construção pessoal e profissional do educando.
À vista dessas implicações a pergunta problema do estudo buscou identificar: “Como as políticas públicas educacionais estão estimulando a Educação Empreendedora para o Ensino Médio em uma instituição pública de Minas Gerais? ” Quanto ao objetivo geral, visou: “Constatar como as políticas públicas educacionais vêm estimulando a educação empreendedora em uma instituição pública educacional de Governador Valadares/MG e de forma específica: realizar pesquisas em normas e diretrizes nacionais e estaduais e ainda identificar como a instituição educacional referência estimulou a proposta pedagógica.
Autores educacionais e aqueles conectados ao empreendedorismo consolidam os estudos e dialogam com Penido (2022) considerando que a educação empreendedora precisa ser desenvolvida em todos os níveis da educação e inspirada pelo Modelo Entrecomp, estruturou a consolidação de categorias de análises identificadas em Ideias e Oportunidades, Recursos e Ações, visando desenvolver habilidades e competências nos alunos do ensino médio. E na mandala de conceitos pedagógicos proposta pelo SEBRAE/MG, podem ser percebidas de forma integrada, propondo uma aprendizagem colaborativa entre aluno e professor.
A metodologia caracterizou-se, quanto aos objetivos, como exploratória e descritiva, com abordagem predominantemente qualitativa. Quanto aos procedimentos, survey, documental e bibliográfica, reconhecendo como instrumento de coleta de dados, questionário de opiniões, constituído segundo a escala Likert, com 55 questões, que tinham proximidade com a educação empreendedora, validado por pré-teste e submetido ao Software Statistical Package for the Social Science, identificou-se coeficiente de Cronbach compatível e aceitável e por fim foram respondidas por 32 professores do ensino médio.
Os resultados sugerem entre outros apontamentos que o ambiente escolar se mostrou instável; os professores sem representatividade quanto aos processos decisórios de implantação educacional, tenderam a perder sua identidade didática em decorrência da assimilação de conteúdo para as quais não estavam familiarizados ou eram inviáveis em decorrência da falta de estrutura. Comunicação pouco eficiente foi determinante, desconsideração da existência de outros fatores da evasão escolar, precisariam ser revistos por políticas públicas, implicadas pelas dimensões sociais e geográficas do país.
As conclusões, advindas é que a educação empreendedora, enquanto viés de transformação educacional e no que tange ao objetivo de diminuir a evasão escolar apresenta potencialidades comprometidas quanto ao propósito de desenvolver no discente, habilidades e competências, tal qual como previsto pela Base Nacional Comum Curricular. Evidencia-se sobrecarga de trabalho em decorrências de ausências, licenças e faltas é algo que urge atenção. Sugere estudos e atualizações legislativas, visando adequações e principalmente a inserção dos professores nos processos decisórios que os afetam diretamente.
BACIGALUPO, Margherita et al. Entrecomp: O quadro de competências empreendedoras. Luxemburgo: Serviço das Publicações da União Europeia, v. 10, pág. 593884, 2016. BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. LDB - Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Brasil, 2017. Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC 2018. MINAS GERAIS. Currículo Referência de Minas Gerais. Minas Gerais, 2018. PENIDO. Anna. Diretora do Centro Lemann de Liderança para Equidade na Educação (2022).