Varejo de Vizinhança
Supermercados
Comportamento do Consumidor
Área
Marketing
Tema
Comportamento do Consumidor
Autores
Nome
1 - Guilherme André Braga CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS (UNIPAM) - Curso de Administração
2 - Tatiana Ferrara Barros Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA - Fea
3 - Camila Rodrigues Santos CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS (UNIPAM) - Patos de Minas
4 - Ronaldo Pereira Caixeta CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS (UNIPAM) - Comissão Permanente de Avaliação - CPA
Reumo
O varejo representa atividades de negócios que envolvem a venda de produtos ou serviços para consumidores finais para uso pessoal, familiar ou residencial. O valor adicionado do varejo é fundamental na representação do valor final para o consumidor. O modelo de autosserviço modernizou o formato varejista ao reduzir custos, elevar a eficiência operacional, e trazer mais proximidade entre o ponto de venda e o consumidor. No Brasil, o varejo se desenvolveu a partir da industrialização no período de 1940 e seguiu em evolução nas próximas décadas, sendo segmentada e novos formatos implementados.
O fortalecimento de grandes varejistas com maior barganha, forçou os varejistas locais a se estabelecessem em periferias e cidades de menor porte. Contudo a mudança do consumidor, optando por outros atributos além do preço, fortaleceu o varejo de vizinhança. Essa alteração trouxe desafios para os pequenos varejistas, já que os grandes agora estão presentes também no varejo local. Nesse sentido, o objetivo do estudo foi analisar e comparar o comportamento de compra dos consumidores da cidade de Patos de Minas, nos supermercados de vizinhança e em grande lojas/redes varejistas.
A atividade varejista parte da troca entre quem fornece e quem demanda. Uma das grandes evoluções no varejo foi o autosserviço, que trouxe o ingresso dos grandes varejistas mundiais ao Brasil, levando a concentração do setor. Esse cenário levou varejistas locais a atuarem nas periferias e menores centros, que por sua fez os deram força, já que o consumidor passou a valorizar atributos além do preço. Contudo, os grandes varejistas se atentaram e direcionaram suas atividades ao mesmo foco, forçando o pequeno varejo a se reinventar novamente (Parente, 2000; Mattar, 2010; Cardoso & Jeunon, 2020).
O presente estudo do tipo descritivo possui caráter quantitativo, com universo de análise na cidade de Patos de Minas estado de MG. O público de análise foi composto por consumidores e shoppers da cidade. Para a análise dos dados, foram utilizadas critérios descritivos e o teste de variância de médias (Teste T). O instrumento para coleta de dados utilizado foi um questionário desenvolvido com base nas escalas de Parasuraman, Zeitaml e Berry, (1985) e De Toni e Mazon (2014), utilizadas no estudo desenvolvido por Lemos, Silva e Nascimento (2021), e aplicado no ambiente dos supermercados.
O estudo analisou os fatores que influenciam a escolha do consumidor entre grandes redes varejistas e varejos de vizinhança. Foi realizado em Patos de Minas com 215 respostas e revelou que 39% dos consumidores optam por supermercados locais ao comprar em varejos de vizinhança, mas escolhem grandes redes para compras mensais. A frequência de visitas diverge, sendo maior nos varejos de vizinhança. Ademais, a percepção de preço, conveniência, relacionamento, atributos adicionais e estrutura variam conforme a categoria do supermercado, impactando significativamente a escolha do consumidor.
O estudo analisou o comportamento de compra dos consumidores da cidade de Patos de Minas em supermercados de vizinhança e grandes redes. Analisou-se que os consumidores frequentam mais vezes os varejos de vizinhança de forma semanal, já as grandes redes são visitadas mensal ou quinzenalmente. A influência do preço e da estrutura é um ponto positivo para as grandes redes, enquanto a conveniência e localização favorecem os supermercados de vizinhança. Além do preço, o fator emocional e os serviços adicionais, como entrega em domicílio, são decisivos na escolha do consumidor.
Cardoso, M.; Jeunon, E. (2020). Atração e fidelização de consumidores em supermercados de vizinhança: um estudo na rede de Supermercados Pic. In: VIII Singep, 2003 São Paulo. Anais... p. 1-17.
Lemos, A.; Silva, W.; Nascimento, C. (2021). Fatores da qualidade percebida relacionados ao valor percebido do preço em supermercados compactos. R. Gestão Análise, 10(1): 143-159.
Mattar, F. (2010). Administração de Varejo. 1ed. Elsevier, São Paulo, Brasil.
Parente, J. (2000). Varejo no Brasil. 1ed. Atlas, São Paulo, Brasil.