Justiça Energética
Sustentabilidade
Caso de Ensino
Área
Casos de Ensino
Tema
Casos de Ensino
Autores
Nome
1 - Matheus Chaves Lopes UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE) - Itaperi
2 - Rafael Fernandes Teixeira PROGRAMA DE POS GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO - PPGA UECE - CAMPUS ITAPERI
3 - Adriana Teixeira Bastos UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE) - Programa de Pós-graduação em Administração
4 - Maria do Socorro Silva Mesquita UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) - FEAAC
Reumo
O caso fictício da Ventos Renováveis S.A., que planeja instalar um parque eólico próximo à comunidade da Vila dos Ventos, apresenta um dilema complexo para Carla Aires: decidir se recomenda ou não a construção do parque eólico offshore na região. A situação envolve a análise dos benefícios econômicos versus os impactos socioculturais e ambientais, além de considerar a integração da comunidade local no projeto. O estudo aborda a sustentabilidade, a justiça energética e a responsabilidade social corporativa como elementos centrais para a tomada de decisão.
O objetivo geral centra em: proporcionar a reflexão sobre justiça energética na promoção da sustentabilidade através da implementação de projetos de energia renovável de maneira justa.
Específicos:
a) Analisar se os benefícios em construir um complexo eólico offshore superam os impactos socioculturais e ambientais para a comunidade local e o meio ambiente.
b) Propor medidas para mitigar os impactos socioculturais e ambientais.
c) Gerenciar diferentes stakeholders em um projeto complexo, equilibrando interesses conflitantes e promovendo engajamento efetivo.
Caso de ensino fictício, baseado em situações reais em que foram criados personagens, localizações e organizações com o intuito de contextualizar os desafios típicos desses projetos, proporcionando um cenário envolvente. A fundamentação baseia-se em uma revisão sobre sustentabilidade e justiça energética, com consultas a artigos e relatórios de organizações internacionais, que abordam questões como os impactos socioambientais dos projetos eólicos offshore, a necessidade de inclusão das comunidades locais, e a importância de distribuir de maneira justa os benefícios dos projetos energéticos.
O caso pode ser aplicado nas disciplinas de Sustentabilidade e Responsabilidade Social, Gestão Ambiental e Ética Empresarial. Ele é adequado para alunos de graduação em cursos de Administração, Engenharia de Produção, Economia, e áreas afins. Também é apropriado para estudantes de programas de mestrado, como MBA, Mestrado em Administração, Gestão Ambiental e Sustentabilidade, que focam em estudos de caso avançados e análise estratégica.
Ajmal, M. M., Khan, M., Hussain, M., & Helo, P. (2018). Conceptualizing and incorporating social sustainability in the business world. International Journal of Sustainable Development & World Ecology, 25(4), 327-339. https://doi.org/10.1080/13504509.2017.1408714
Baxter, J. (2017). Energy justice: Participation promotes acceptance. Nature Energy, 2(8). https://doi.org/10.1038/nenergy.2017.128
Brundtland, Gro Harlem (1987). Our common future – Call for action. Environmental Conservation, 14(4), 291-294. https://doi.org/10.1017/S0376892900016805