Literacia Energética
Transição Energética
Revisão de Literatura
Área
Gestão Socioambiental
Tema
Gestão Ambiental
Autores
Nome
1 - Carolina Coelho da Silveira UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU) - Faculdade de Gestão e Negócios
2 - Helena Farias Ribeiro UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU) - FAGEN
3 - Carla Bonato Marcolin UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU) - Faculdade de Gestão e Negócios (FAGEN)
4 - Carlos Henrique Rodrigues UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB) - Programa de Pós Graduação em Administração
5 - Jaluza Maria Lima Silva Borsatto UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU) - Faculdade de Gestão e Negócios - FAGEN
Reumo
Unindo teoria e prática, a literacia energética busca expandir o que se sabe e como as pessoas podem pensar sobre a energia. Também, funciona como um meio eficaz para superar a crise energética e a sua ligação à emergência climática globalizada, incentivando a sociedade a pensar sobre transições energéticas sustentáveis e justas. Neste contexto, atenção especial deve ser dada aos jovens, dado que eles serão responsáveis por lidar com as consequências da emergência climática. No entanto, as escolas e universidades ainda ficam para trás na promoção e ensino da literacia energética.
O objetivo deste estudo foi analisar a produção científica acerca da literacia energética e resumir seu conteúdo, a fim de propor a adaptação de um questionário sobre os fundamentos integrados de energia a ser aplicado em contextos educacionais.
O recurso com maior potencial para enfrentar o desafio da transição para sistemas de energia renovável é a literacia energética (DeWaters et al., 2013), que proporciona uma abordagem educacional integradora (Gladwin et al., 2022) e capacita as pessoas a tomarem decisões apropriadas sobre energia não apenas adquirindo conhecimento, mas também sendo capazes de traduzir esse conhecimento em ações através de mudanças de atitude e comportamentais (Martins et al., 2019).
Todas as definições encontradas na revisão sistemática para literacia energética buscam atender os domínios cognitivo, afetivo e comportamental. Grande parte dos trabalhos utilizam uma abordagem quantitativa, uma vez que buscam medir a literacia energética de determinado público e, quando aplicados em contextos educacionais, evidenciam que os níveis de literacia energética dos estudantes são baixos. Por fim, os programas de literacia energética precisam ser adaptados aos contextos regionais, a fim de serem relevantes para as experiências e interesses de vida dos indivíduos.
Os resultados da revisão sistemática permitiram o desenvolvimento de uma definição ampla de literacia energética: engloba a compreensão das questões energéticas, tecnologias de energia limpa e impacto ambiental das decisões energéticas, promovendo a conscientização e adoção práticas sustentáveis e eficientes, incluindo uma gestão financeira adequada, de forma a contribuir para um futuro resiliente frente à crise energética e climática global. Também, permitiu a definição de um grupo de critérios adequados para a construção de um questionário destinado a medir a literacia energética.
DEWATERS, J. E.; POWERS, S E. Establishing Measurement Criteria for an Energy Literacy Questionnaire. The Journal of Environmental Education, v. 44, n. 1, p. 38-55. 2013.
GLADWIN, D.; KARSGAARD, C.; SHULTZ, L. Collaborative learning on energy justice: International youth perspectives on energy literacy and climate justice. The Journal of Environmental Education, v. 53, n. 5, p. 251-260. 2022.
MARTINS, A.; MADALENO, M.; DIAS, M. F. Energy literacy: What is out there to know? Energy Reports, v. 6, n. 1, p. 454-459. 2019.