Economia compartilhada
Confiança na plataforma
Intenção de uso
Área
Marketing
Tema
Comportamento do Consumidor
Autores
Nome
1 - Natália Pavanelo Pivetta UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM) - Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA)
2 - Flavia Luciane Scherer UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM) - PPGA
3 - Maíra Nunes Piveta UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM) - Programa de Pós Graduação em Administração e Ciências Contábeis
4 - Soraya de Souza Soares UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM) - PPGA
5 - Vinicius Costa da Silva Zonatto UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM) - Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis
Reumo
A economia compartilhada é um fenômeno singular que representa uma nova forma de consumo. Considerando a sua dinâmica particular, muitos autores têm destacado a confiança como um aspecto fundamental para esse tipo de negócio, que pode impulsionar o envolvimento dos indivíduos nas transações. Ao mesmo tempo que existe o uso cada vez maior das plataformas, os pares desses negócios podem enfrentar diversos riscos, o que representa um empecilho à sua participação. Para tanto, a construção de confiança e a familiaridade são essenciais para mitigar o risco percebido e fomentar a intenção de uso.
Diante da importância e dinâmica particular existente nos negócios compartilhados, este estudo teve como objetivo investigar os efeitos da familiaridade e do risco percebido na relação entre confiança na plataforma e intenção de uso em serviços de economia compartilhada.
A confiança é um aspecto crucial nas plataformas de economia compartilhada, pois ajuda a mitigar riscos, além de estar relacionada à familiaridade. Estudos indicam que a familiaridade contribui para a construção de confiança, já que quando os consumidores estão mais familiarizados tendem a desenvolver um nível maior de confiança, o que facilita a sua intenção. Em contrapartida, o risco percebido pode ser considerado um impeditivo para a confiança e intenção, já que quando os consumidores percebem um alto nível de risco, eles são menos propensos a utilizar os serviços compartilhados.
A pesquisa se trata de um levantamento do tipo survey junto a 898 brasileiros acima de 18 anos que já ouviram falar sobre economia compartilhada. Os dados coletados foram analisados por meio de modelagem de equações estruturais.
Os resultados revelaram que a confiança na plataforma influencia positivamente a intenção de uso, tanto diretamente quanto por meio da influência mediadora da familiaridade e do risco percebido. Além disso, a familiaridade com a plataforma também foi identificada como um fator positivo para a intenção de uso, enquanto o risco percebido apresentou uma relação negativa com a intenção de uso.
Os achados destacam a importância de construir confiança e familiaridade para fomentar o engajamento dos usuários com os serviços de economia compartilhada, ao mesmo tempo em que ressaltam o impacto adverso do risco percebido sobre a intenção de uso.
Mao, Z. E., Jones, M. F., Li, M., Wei, W., & Lyu, J. (2020). Sleeping in a stranger's home: A trust formation model for Airbnb. Journal of Hospitality and Tourism Management, 42, 67-76.
Möhlmann, M. (2021). Unjustified trust beliefs: Trust conflation on sharing economy platforms. Research Policy, 50(3), 104173.
Yang, S.-B., Lee, K., Lee, H., & Koo, C. (2019). In Airbnb we trust: Understanding consumers’ trust-attachment building mechanisms in the sharing economy. International Journal of Hospitality Management, 81, 1-10.