Inovação: Abordagens Integradas para Projetos e Processos
Autores
Nome
1 - Marco Alberto Wang Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da Universidade de São Paulo - FEA - São Paulo
Reumo
A introdução do documento aborda a importância da inteligência artificial (IA) no ensino básico, destacando seu potencial para personalizar a aprendizagem dos alunos. Discute-se a relevância da IA na educação, apontando desafios e barreiras para sua implementação efetiva. São apresentados objetivos e metodologias para analisar a adoção da IA no ensino básico, ressaltando a necessidade de mais estudos e aprofundamento nessa área em constante evolução.
O problema de pesquisa abordado no documento é como superar as barreiras de adoção da Inteligência Artificial (IA) na Educação. O objetivo do estudo é identificar o interesse da comunidade científica nessa temática, avaliar os benefícios da adoção da IA na Educação, analisar as barreiras existentes e propor recomendações para superá-las. A pesquisa busca contribuir para o avanço científico e promover discussões sobre a implementação da IA no ensino básico.
A fundamentação teórica se baseia em diversos autores, como Biesta (2013), Montoya & Calencio (2023), Wang & Cheng (2021), Chocarro et al. (2023), Chai et al. (2020), Hu et al. (2023), e Tang (2024). São discutidos a importância da inovação educacional, os impactos do tradicionalismo na educação brasileira, a evasão escolar, a falta de interesse dos estudantes, a personalização da aprendizagem por meio da IA, as barreiras na adoção da IA na Educação, a resistência natural das pessoas em interagir com máquinas, a preservação da privacidade e a falta de consenso pedagógico sobre a IA no ensino.
Os resultados revelaram um crescimento anual médio de 38,52% na produção científica sobre a adoção da Inteligência Artificial (IA) na Educação entre 2014 e 2023. Observou-se a alta relevância do tema pela qualidade das fontes de publicação envolvidas e uma alta dispersão na publicação de artigos, com a maioria das fontes e autores contribuindo com apenas um documento. A análise dos documentos mais relevantes destacou os benefícios da IA na Educação, as barreiras na adoção da IA e as recomendações de como superar essas barreiras apresentadas.
A pesquisa identificou as principais perspectivas e desafios na adoção da IA na Educação. O maior obstáculo foi a dificuldade de se definir os fundamentos básicos de impacto e altamente influentes relacionados à temática. No entanto, os indicadores desta pesquisa reforçam a relevância do tema, evidenciado pelo crescente interesse, conforme observado na curva ascendente de artigos publicados sobre o assunto. A escassez de dados quantitativos sublinha a necessidade de maior aprofundamento teórico pela comunidade científica para impulsionar a implementação bem-sucedida da IA no ensino básico.
P., Vanchiswar, M., & Wilde, L. (2019). The Personality of AI Systems in Education: Experiences with the Watson Tutor, a one-on-one virtual tutoring system. Childhood Education, 95(1), 44–52
Biesta, G. J. J. (2013). Giving Teaching Back to Education: Responding to the Disappearance of the Teacher. Phenomenology & Practice, 6(2), 35–49
Büyükkidik, S. (2022). A Bibliometric Analysis: A Tutorial for the Bibliometrix Package in R Using IRT Literature. Eğitimde ve Psikolojide Ölçme ve Değerlendirme Dergisi, 13(3), 164–193.