Transformação Digital
Cidades Inteligentes
Serviço Público
Área
Tecnologia da Informação
Tema
Governo Digital, TICs para Desenvolvimento, Cidades Inteligentes (Smart Cities), Governo Aberto, Tecnologias Emergentes (Blockchain, IA, IoT, Analytics) no Setor Público
Autores
Nome
1 - Marcos Cesar Weiss MRW Brasil Consultoria em Informática - Consultoria, Pesquisa e Educação
2 - Gilberto Perez UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - PPGA
Reumo
Nos últimos anos, a criação de cidades inteligentes tem atraído atenção considerável por governos e sociedade. Iniciativas que visem à criação das cidades inteligentes poderão ter mais sucesso se a sociedade for convidada a participar das iniciativas.
Neste sentido, a questão que se busca responder é: qual o posicionamento dos cidadãos face à utilização de canais digitais, particularmente a internet, como forma de aproximação com o poder público municipal e como instrumento de obtenção e melhoria de serviços públicos? O trabalho tem por objetivo conhecer o comportamento dos cidadãos relativamente ao uso de tecnologias digitais como canal de relacionamento com o poder público municipal e suas perspectivas para a transformação digital nos serviços públicos.
Como as cidades inteligentes são aquelas que implementam as TIC para transformar positivamente os padrões de organização, aprendizagem, gestão de infraestruturas e prestação de serviços públicos, elas devem se configurar como o locus para conectar e orquestrar o desenvolvimento sustentável e criar espaços para a geração de prosperidade. Intimamente relacionada com a criação de cidades inteligentes, a transformação digital nas cidades deve ser o resultado de um processo de longo prazo, onde o progresso é constantemente avaliado e comunicado de forma clara e transparente.
Para atingir o objetivo, optou-se pela realização de pesquisa quantitativa, com dados coletados por meio de instrumento digital disponibilizado na internet e testes e análises com estatísticas multivariadas com o apoio do software IBM SPSS Statistics 25 (SPSS). O campo de estudo compreendeu pessoas residentes no Brasil e foi realizado no ano de 2023 e contou com 957 amostras (N=957).
Os dados mostraram que a população, de alguma forma, está conectada à internet e a utiliza para inúmeras finalidades, incluindo a busca de informações e o próprio relacionamento com a cidade. Mostraram, também, que esta mesma população não reconhece que a presença das cidades na internet é algo plenamente aprovado e que, ao contrário, se reveste de muitas oportunidades de melhorias. Há, entretanto, disposição para uso e mais do que isto, há apoio para que investimentos sejam realizados no universo digital pelas cidades.
Os avanços recentes trazidos pelas tecnologias digitais têm possibilitado e viabilizado inúmeras formas de integração e colaboração e a internet tem se tornado o principal e mais importante canal de comunicação da sociedade. Neste sentido, as cidades podem avançar tanto na prestação de serviços cada vez mais eficientes como também podem se tornar plataformas, oferecendo serviços para cidades vizinhas da mesma região. Para além destes aspectos, a colaboração entre poder público com diversos atores pode ser útil para que as necessidades sejam avaliadas e as melhores decisões sejam tomadas.
Anthony Jnr, B., (2021). Managing digital transformation of smart cities through enterprise architecture – a review and research agenda. Enterprise Information Systems, 15(3), 299-331. DOI: https://doi.org/10.1080/17517575.2020.1812006
Gil-Garcia, J., Pardo, T. A., & Nam, T., (2015). What Makes a City Smart? Identifying Core Components and Proposing an Integrative and Comprehensive Conceptualization. Information Polity, 20(1), 61–87. DOI: https://doi.org/10.3233/IP-150354
Plonski, Guilherme A. (2017). Inovação em transformação. Estudos Avançados, 31(90), 7-21.