Resumo

Título do Artigo

ECONOMIA CIRCULAR E INDÚSTRIA 4.0: SINERGIAS E DESAFIOS
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Economia Circular
Industria 4.0
Revisão Sistemática de Literatura

Área

Operações

Tema

Economia Circular

Autores

Nome
1 - Tiago Hennemann Hilario da Silva
UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA (UNISUL) - Pedro Branca
2 - Simone Sehnem
UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA (UNOESC) - Chapecó

Reumo

Em um cenário de incertezas e caminhando para colapso de recursos ambientais em nível mundial, novas tendências e tecnologias necessitam ser aplicadas. A Economia Circular (EC) e a Indústria 4.0 (I4.0) possuem características para mudar este caminho. A Economia Circular é um sistema econômico que visa reduzir o consumo de recursos e eliminação de desperdício com uma promessa de continuidade do desenvolvimento econômico. As novas tecnologias digitais, os quais, em seu conjunto, são chamadas de I4.0 podem alavancar este desenvolvimento por meio da coleta, análise e integração de dados.
Este estudo tem como proposta de pesquisa de responder a seguinte pergunta: Com base em estudos pregressos, quais são os novos caminhos e desafios entre a relação da EC e I4.0? Para responder este questionamento, o objetivo de pesquisa é analisar os estudos que abordam a interface existente entre EC e I4.0.
A Economia Circular é um sistema econômico que visa reduzir o consumo de recursos e eliminação de desperdício com uma promessa de continuidade do desenvolvimento econômico (Kouhizadeh, Zhu & Sarkis, 2019), ela ainda é um conceito emergente, o que implica falta de ferramentas para sua implementação e também a sua ligação com as possíveis tecnologias digitais ainda não é bem difundida (Kristoffersen et al., 2020). As novas tecnologias digitais, as os quais, em seu conjunto, são chamadas de I4.0 podem alavancar essa transição por meio da coleta, análise e integração de dados (Yadav et al., 2020).
Estudo apresenta novos caminhos e desafios entre as tecnologias relacionadas a I4.0 e suas interfaces com EC. O periódico com mais relevância foi o Journal of Cleaner Production, sendo o ano de 2020 com maior número de publicações e os artigos de revisões teóricas os com maior volume de dados coletados. Foram descritos, na apresentação e análise dos resultados, as interfaces existentes, enumerando os principais avanços para o campo da Economia Circular suportadas pela Indústria 4.0 e a análise de conteúdo com base nos objetivos, limitações de pesquisa e recomendações para futuros estudos.
Verificamos que o impacto da adoção de tecnologias da I4.0 na EC ainda carecem de mais pesquisas. Desta forma, apresentamos seis novos caminhos e desafios entre a relação da EC e I4.0: a aplicação da tecnologias para a produção mais limpa, utilização do Blockchain e Big Data na cadeia de suprimentos circulares, uso da IoT com os 10R’s na manufatura avançada, levantar os impactos da manufatura aditiva na EC, compreender como a I.40 e EC podem apoiar os Stakeholders no entendimento deste novo paradigma e compreender os fatores para implementação destes campos teóricos em cadeias de suprimentos.
Akanbi et al. (2020) Bag e Pretorius (2020) Bag, Gupta & Kumar (2021) Chauhan e Singh (2019) Chauhan, Jakhar & Chauhan (2021) D’Amato et al. (2017) Del Giudice et al. (2020) Engeland et al. (2018) Erro-Garcés,(2019) Fatimah et al., 2020 Kerin & Pham (2019) Kerin & Pham (2020) Kouhizadeh, Zhu & Sarkis (2019) Kristoffersen et al. (2020) Kumar, Singh & Dwivedi (2020) Lieder, Asif & Rashid (2020) Ma et al. (2020) Rajput e Singh (2019) Rajput & Singh (2020) Rosa et al.(2019) Sharma, Jabbour & Jabbour (2020) Tavares et al.(2020) Tranfield, Denyer & Smart (2003) Yadav et al. (2020)