Resumo

Título do Artigo

AS ORIGENS DO CONCEITO DE JUSTIÇA NA TEORIA DOS STAKEHOLDERS
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Justiça
Teoria dos Stakeholders
Origens Conceituais

Área

Estratégia em Organizações

Tema

Estratégia Corporativa e de Stakeholders

Autores

Nome
1 - Italo Taumaturgo
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA - Campus Cidade Universitária

Reumo

A justiça tem sido enfatizada nos estudos da literatura de Stakeholders (F. M. Bridoux & Vishwanathan, 2020; Chen et al., 2019; El Akremi et al., 2018; Zill et al., 2020). No entanto, pode ser vista e aplicada de diferentes maneiras e a noção do que é considerado justo, não é uma definição clara (F. Bridoux & Stoelhorst, 2014). Como resultado, é importante compreender como a justiça foi estudada e aplicada através das lentes da teoria, a fim de verificar quais aspectos são relevantes e como podemos avançar na abordagem teórica e empírica.
O presente estudo tem como objetivo investigar as origens do conceito de justiça na teoria dos stakeholders. Busca, portanto, responder estas questões: Como é dada a evolução do conceito de justiça? Que pontos da evolução do conceito de justiça influenciam a teoria dos stakeholders? Como justiça é apresentada na teoria dos stakeholders?
Freeman (1984) reconhece a evolução do conceito de justiça atribuídas à República de Platão e à Política de Aristóteles e utiliza a brecha encontrada no debate da justiça, como basilar no desenvolvimento de seus pensamentos. Philips (1997) defende que as teorias de justiça reforçam os ideais da teoria dos stakeholders. Justiça na literatura de stakeholders é apresentada principalmente sob a tipologia de justiça distributiva, processual e interacional. Juntas, as características observadas nos três tipos de justiça permitem uma avaliação mais clara da percepção de justiça dos stakeholders.
Os debates levantados no campo da teoria dos stakeholders consideram a justiça associada a uma série de outros temas e teorias destacados na literatura de estratégia, intercalando entre um debate orientado a uma visão instrumental e normativa. Adotar um posicionamento numa visão instrumental ou normativa, aliada a compreensão de como o conceito de justiça é apresentado na teoria, pode fornecer caminhos sobre a abordagem do debate da justiça para o avanço da teoria dos stakeholders.
O presente ensaio teve como objetivo investigar as origens do conceito de justiça na teoria dos stakeholders. Esse objetivo foi concebido ao observar que justiça é uma variável tratada recorrentemente, no entanto, abordada quase sempre de forma indireta e sob múltiplas interpretações, o que denota um conceito impreciso. A investigação realizada, permitiu constatar que o conceito de justiça na teoria dos stakeholders recebe influência de vários momentos da evolução do conceito de justiça geral e se apresenta, geralmente, sob a tipologia de justiça distributiva, processual e interacional.
Fleischacker, S. (2006). A short history of distributive justice. (1a). Martins Fontes. Freeman, R. Edward. (1984). Strategic management: a stakeholder approach. Pitman. Harrison, Jeffrey S., & Wicks, A. C. (2013). Stakeholder Theory, Value, and Firm Performance. Business Ethics Quarterly, 23(1), 97–124. https://doi.org/10.5840/beq20132314 Johnston, D. (2018). A Brief History of Justice (1a). WMF Martins Fontes Ltda. Phillips, R. A. (1997). Stakeholder Theory and A Principle of Fairness. Business Ethics Quarterly, 7(1), 51–66. https://doi.org/10.2307/3857232