1 - Maria Fernanda de Campos Salik PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ (PUCPR) - Curitiba
2 - Juliano Munik PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ (PUCPR) - Curitiba
3 - Bruno Azzalin Gobbo de Oliveira PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ (PUCPR) - Curitiba
Reumo
Em um conceito empresarial, qualquer projeto realizado tem como base a tomada de decisão. No entanto, muitos gestores ainda enxergam esses processos como um desafio e acredita-se que ferramentas que os auxiliem nessas tarefas minimizem este problema. O objetivo desse artigo é demonstrar a aplicação de um método de análise multicritério, AHP, para um estudo de caso, a fim de analisar os resultados e responder a pergunta problema:Qual é o resultado da tomada de decisão para investimentos de marketing digital em um projeto de engenharia quando se aplica o método AHP de análise multicritérios?
Esse estudo foi desenvolvido em uma empresa do ramo de construção civil de pequeno porte, com 45 anos de mercado criando projetos e soluções racionais e inovadoras para clientes e parceiros dos mais diversos portes e segmentos, nos setores público e privado. Pelo fato desse segmento ser bastante competitivo quanto às inovações, existe um vasto portfólio de projetos, e pelo porte da companhia, existia a dúvida por parte dos decisores da necessidade ou não de se investir em Marketing digital.
A escolha de investir em marketing, traz diversas reflexões para os tomadores de decisão já que existem riscos e imprevisibilidade quando se fala em marketing digital. A empresa de aplicação, localizada no interior do Paraná estuda há algum tempo, a possibilidade de investimentos em marketing digital. Portanto, o artigo aborda a aplicação do método de análise multicritério AHP (Analytic Hierarchy Process), seguindo os cinco passos propostos por Thomas Saaty, em um cenário de uma empresa de construção civil, a fim de identificar a viabilidade de investir em estratégias de marketing digital.
Para o desenvolvimento do artigo e aplicação do método AHP, foi utilizado o software SuperDecisions. A escolha do método se deu pela facilidade de acesso às informações nas bibliografias e robustez da ferramenta. Para o projeto era necessário um método de apoio à decisão, com a possibilidade de encontrar uma resposta que servisse de apoio aos tomadores de decisão. Assim, optou-se pelo AHP que segundo Marins et al. (2009) é o método de multicritério mais amplamente utilizado e conhecido no apoio à tomada de decisão na resolução de conflitos negociados, em problemas com múltiplos critérios.
Seguindo as 5 etapas propostas por Thomas Saaty, ocorreu a definição dos critérios após o entendimento do problema em conjunto com os tomadores de decisão, sendo eles: Custos, complexidade, riscos negativos, riscos positivos, imagem da empresa e tempo crítico. Através da atribuição dos pesos de importância em cada um dos critérios e modelagem no software, obteve-se os resultados finais e as análises gráficas que apresentaram uma tendência de decidir por investir em marketing. Os critérios que mais implicaram na decisão sugerida foram a imagem da empresa, custos, risco positivo e complexidade.
A pesquisa contribuiu com fundamentos e dados baseados em métodos científicos e computacionais que puderam fornecer subsídios para a tomada de decisão na organização. O estudo obteve como resposta final, critérios que podem e devem ser mapeados e mitigados, a fim de reduzir eventuais contratempos no investimento em novos projetos. Além disso, o fato de não existirem muitos trabalhos com tal abrangência e nível de detalhamento das análises demonstra a importância da contribuição desenvolvida para a área e comunidade científica propiciando condições para visualizar novas oportunidades futuras.