Resumo

Título do Artigo

APLICAÇÃO DO MÉTODO DE ANÁLISE MULTICRITÉRIO AHP PARA TOMADA DE DECISÃO DE INVESTIMENTOS EM MARKETING DIGITAL PARA UMA EMPRESA DE ENGENHARIA CIVIL
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

ANÁLISE MULTICRITÉRIO
AHP
TOMADA DE DECISÃO

Área

Artigos Aplicados

Tema

Estratégia

Autores

Nome
1 - Maria Fernanda de Campos Salik
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ (PUCPR) - Curitiba
2 - Juliano Munik
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ (PUCPR) - Curitiba
3 - Bruno Azzalin Gobbo de Oliveira
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ (PUCPR) - Curitiba

Reumo

Em um conceito empresarial, qualquer projeto realizado tem como base a tomada de decisão. No entanto, muitos gestores ainda enxergam esses processos como um desafio e acredita-se que ferramentas que os auxiliem nessas tarefas minimizem este problema. O objetivo desse artigo é demonstrar a aplicação de um método de análise multicritério, AHP, para um estudo de caso, a fim de analisar os resultados e responder a pergunta problema:Qual é o resultado da tomada de decisão para investimentos de marketing digital em um projeto de engenharia quando se aplica o método AHP de análise multicritérios?
Esse estudo foi desenvolvido em uma empresa do ramo de construção civil de pequeno porte, com 45 anos de mercado criando projetos e soluções racionais e inovadoras para clientes e parceiros dos mais diversos portes e segmentos, nos setores público e privado. Pelo fato desse segmento ser bastante competitivo quanto às inovações, existe um vasto portfólio de projetos, e pelo porte da companhia, existia a dúvida por parte dos decisores da necessidade ou não de se investir em Marketing digital.
A escolha de investir em marketing, traz diversas reflexões para os tomadores de decisão já que existem riscos e imprevisibilidade quando se fala em marketing digital. A empresa de aplicação, localizada no interior do Paraná estuda há algum tempo, a possibilidade de investimentos em marketing digital. Portanto, o artigo aborda a aplicação do método de análise multicritério AHP (Analytic Hierarchy Process), seguindo os cinco passos propostos por Thomas Saaty, em um cenário de uma empresa de construção civil, a fim de identificar a viabilidade de investir em estratégias de marketing digital.
Para o desenvolvimento do artigo e aplicação do método AHP, foi utilizado o software SuperDecisions. A escolha do método se deu pela facilidade de acesso às informações nas bibliografias e robustez da ferramenta. Para o projeto era necessário um método de apoio à decisão, com a possibilidade de encontrar uma resposta que servisse de apoio aos tomadores de decisão. Assim, optou-se pelo AHP que segundo Marins et al. (2009) é o método de multicritério mais amplamente utilizado e conhecido no apoio à tomada de decisão na resolução de conflitos negociados, em problemas com múltiplos critérios.
Seguindo as 5 etapas propostas por Thomas Saaty, ocorreu a definição dos critérios após o entendimento do problema em conjunto com os tomadores de decisão, sendo eles: Custos, complexidade, riscos negativos, riscos positivos, imagem da empresa e tempo crítico. Através da atribuição dos pesos de importância em cada um dos critérios e modelagem no software, obteve-se os resultados finais e as análises gráficas que apresentaram uma tendência de decidir por investir em marketing. Os critérios que mais implicaram na decisão sugerida foram a imagem da empresa, custos, risco positivo e complexidade.
A pesquisa contribuiu com fundamentos e dados baseados em métodos científicos e computacionais que puderam fornecer subsídios para a tomada de decisão na organização. O estudo obteve como resposta final, critérios que podem e devem ser mapeados e mitigados, a fim de reduzir eventuais contratempos no investimento em novos projetos. Além disso, o fato de não existirem muitos trabalhos com tal abrangência e nível de detalhamento das análises demonstra a importância da contribuição desenvolvida para a área e comunidade científica propiciando condições para visualizar novas oportunidades futuras.