Resumo

Título do Artigo

RESPONSABILIDADE SOCIAL UNIVERSITÁRIA E INCLUSÃO POR MEIO DO ESPORTE
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Responsabilidade social universitária
Inclusão social
Esporte

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Ambientes de ensino-aprendizagem

Autores

Nome
1 - Ralciney Marcio Carvalho Barbosa
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA (UNIFOR) - Única
2 - CLAUDIA ROSANA DE ARAUJO COSTA
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA (UNIFOR) - Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas
3 - Isabelle Cerqueira Sousa
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA (UNIFOR) - Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva
4 - Randal Martins Pompeu
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA (UNIFOR) - Vice-Reitor de Extensão

Reumo

Ao longo da história, o papel das universidades e o perfil dos estudantes se modificaram. Tendo em vista a construção de uma sociedade mais justa, as pessoas passaram a demandar um papel mais ativo dessas instituições e a exigir delas contribuições sociais para além da formação de quadros científicos e técnicos qualificados, isto é, passaram a cobrar ações responsivas capazes de contribuir para a “construção de uma sociedade mais democrática, mais equânime, mais inclusiva e solidária” (BRASIL, 2012, p. 39). A universidade deve promover desenvolvimento científico, cultural e tecnológico
Este estudo analisa como as ações de responsabilidade social no âmbito do esporte promovidas por uma universidade podem se efetivar como prática de inclusão social. Buscou-se demonstrar o esporte como uma ferramenta de inclusão que pode gerar oportunidades a pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica e que, de outra forma, não teriam acesso a níveis educacionais e esportivos de excelência. Este trabalho tem como objetivo analisar as ações de responsabilidade social universitária – RSU desenvolvidas pela Universidade de Fortaleza – Unifor por meio do esporte.
As universidades devem obedecer à indissociabilidade do tripé extensão, pesquisa e ensino, bem como usufruir de autonomia financeira, patrimonial, didático-científica e administrativa (BRASIL, 1988). Uma das ferramentas que podem ser utilizadas pelas universidades para mitigar esses problemas sociais é o esporte. Helal (1990) assevera que o esporte é um fenômeno social, um fato sociocultural e uma das instituições sociais mais consolidadas do mundo, capaz de atrair multidões, empolgá-las e encantá-las. unir diferenças entre povos e cooperar no processo de inclusão social (FREITAS, 2017).
Este estudo classifica-se como uma pesquisa exploratório-descritiva, com abordagem qualitativa, realizada por meio de estudo de caso. Segundo Yin (2015), o estudo de caso contribui para se conhecer fenômenos individuais, grupais, organizacionais, sociais, políticos e relacionados. Para a coleta de dados, foram consideradas as fontes de evidência de dados destacadas por Yin (2015), tais como documentação e registros em arquivos, entrevistas, observações diretas, observação participante, artefatos físicos e fotografias. Foram consultados arquivos da Divisão de Atividades Desportivas da Unifor.
Esta comunidade foi abraçada pela Fundação Edson Queiroz, que por meio da Unifor desenvolve inúmeros projetos de responsabilidade social, dentre estes a prática desportiva. De forma recíproca, a comunidade valoriza e respeita todas as ações promovidas pela Universidade de Fortaleza, refletida no cuidado que a comunidade tem com os alunos e professores desta instituição, quando estes estão a desenvolver suas práticas naquele ambiente.
Em todos os projetos de responsabilidade social desenvolvidos pela Unifor, utilizando o esporte como ferramenta, foram contemplados centenas de alunos ao longo desses 20 anos, quer seja com acesso ao nível superior por meio de bolsas de estudo e outros incentivos como moradia e planos de saúde, que seja pela oportunidade de trabalho e emprego, em função da aproximação da Unifor com a comunidade, quer seja pelo desenvolvimento atlético, que por meio da escola de esporte e programa da incentivo ao esporte, alguns se tornaram atletas profissionais.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/ConstituicaoCompilado.htm. Acesso em: 15. Jun. 2021. HELAL, Ronaldo. O que é sociologia do esporte. São Paulo: Brasiliense, 1990. Disponível em: https://comunicacaoeesporte.files.wordpress.com/2010/10/o-que-c3a9-sociologia-do-esporte-ronaldo-helal.pdf. Acesso em: 25 jun. 2021. POMPEU, Randal Martins. A Responsabilidade Social da Universidade na formação de capital humano e como ferramenta de desenvolvimento local sustentável: os casos da UTAD e da UNIFOR. 2011. 348 f