Resumo

Título do Artigo

A ECONOMIA CIRCULAR E A INDUSTRIA 4.0 COMO FATORES DE INOVAÇÃO EM UMA INDUSTRIA DE BASE TECNOLÓGICA
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Economia Circular
Industria 4.0
Inovação

Área

Artigos Aplicados

Tema

Gestão Socioambiental

Autores

Nome
1 - Tiago Hennemann Hilario da Silva
UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA (UNISUL) - Pedro Branca
2 - Jacir Leonir Casagrande
UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA (UNISUL) - Trajano
3 - NEI ANTONIO NUNES
UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA (UNISUL) - Mestrado e Adm
4 - Cristina Martins
UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA (UNISUL) - Pedra Branca

Reumo

Em um cenário de incertezas, vivenciando uma crise sanitária em nível global, os impactos ambientais que continuam a nos assolar não podem ser deixados de lado. Novas possibilidades de inovação tecnológica são necessárias para mudarmos este rumo. A Economia Circular e (EC) a Indústria 4.0 (I4.0) possuem ferramentas para esta alteração de paradigma e as organizações têm papel primordial neste aspecto. A Economia Circular busca encontrar na quarta revolução industrial um motor propulsor para a ampliação de sua utilização nas organizações.
A organização foco do estudo é uma multinacional brasileira com matriz em Florianópolis/SC e com duas filiais: uma em Montreal, Canadá e Baden, na Suíça.Atuante no mercado de energia.
Este estudo busca identificar como aspectos da Economia Circular e a Indústria 4.0, e as possíveis interfaces destes temas, podem alavancar a inovação em uma indústria de base tecnológica? Para responder esta pergunta de pesquisa, realizou-se uma pesquisa de cunho qualitativo, através de um estudo de caso único, efetuando a triangulação de técnicas de coleta de dados, com a aplicação de entrevistas semi-estruturadas, análise documental e observação participante, efetuando a análise dos dados através da análise de conteúdo.
Apresentação dos achados referentes a cada campo teórico: Economia Circular, Indústria 4.0 e Inovação. Em ambas descrições, serão apresentadas as identificações de possíveis técnicas destes constructos. Por fim, será apresentado, com base no arcabouço teórico, nos dados levantados a partir das entrevistas, observação participante e analise documental, as possíveis interfaces para maximização de fatores de inovação.
Possibilidades de aplicação de interfaces entre Economia Circular e a Indústria 4.0 que podem apoiar a inovação na organização estudada. Sendo assim, é descrito a possível interface, a possível ação, o autor que fundamenta esta ação e, por fim o tipo de inovação atrelada, com base nas definições do Manual de Oslo (Inovação de Produto ou Processos de negócios). .Aspectos que relacionem a Economia Circular e a Indústria 4.0 e as possíveis sugestões de interfaces destes temas podem alavancar a inovação em uma indústria de base tecnológica
Campo teórico: apresentação dos temas acerca da Economia Circular e Indústria 4.0 podem aumentar a relevância deste tema, a inter-relação destes constructos pode sugerir um campo de estudo interdisciplinar e também a interação com aspectos de inovação, sendo que este tema de estudo já e bem difundido na literatura atual. Campo pratico: as constituições se apresentam, principalmente pela apresentação de um diagnostico na na organização estudada, como também a apresentação de possíveis ações para geração de vantagem competitiva através da inovação.