Resumo

Título do Artigo

UMA ABORDAGEM INTEGRATIVA PARA ANÁLISE DO DESEMPENHO DE INTERNATIONAL NEW VENTURES
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

International new ventures
Desempenho
Abordagem Integrativa

Área

Estratégia em Organizações

Tema

Estratégia Internacional e Globalização

Autores

Nome
1 - Bartira Pereira Amorim
UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE) - Administração

Reumo

Marcado pelos efeitos da globalização, pelo desenvolvimento tecnológico e pelas significativas possibilidades de difusão da informação e do conhecimento, o atual ambiente mercadológico apresenta uma propensão ao surgimento de negócios emergentes relacionados a empresas jovens que iniciam suas atividades internacionais de forma precoce (Cavusgil & Knight, 2015). Essas empresas, dentre outras formas, são conhecidas na literatura como International New Ventures (INVs) (Oviatt & McDougall, 1994).
O desempenho de International New Ventures (INVs) tem sido estudado a partir de uma conjuntura multidisciplinar, com estudos que seguem fluxos de pesquisas diversos. Em função disso, verifica-se certa fragmentação na literatura que desencadeia a necessidade do desenvolvimento de uma estrutura conceitual de integre esforços interdisciplinares. Neste sentido, o objetivo deste estudo é propor uma estrutura conceitual que seja capaz de explicar integralmente o desempenho dessas empresas a partir de abordagens teóricas relacionadas ao marketing, empreendedorismo e aos negócios internacionais.
A fundamentação teórica deste estudo é composta por uma sessão que apresenta a definição e as características das empresas denominadas de International New Ventures (INVs).
As competências desenvolvidas pelos gestores de INVs a partir experiências internacionais, somadas a propensão de agir proativamente, assumir riscos e inovar, de mapear as demandas dos clientes, as ações dos concorrentes e de disseminar tais informações em toda a organização, além do estabelecimento de relacionamentos para acesso a recursos físicos, financeiros e de conhecimento, bem como a capacidade de reconfigurar competências como resposta às mudanças ambientais, são elementos que, conjuntamente, podem explicar o desempenho dessas empresas.
Neste estudo foi proposto um modelo constituído pelas principais características organizacionais apontadas na literatura, a partir das quais, considera-se que será possível realizar uma análise holística do desempenho dos INVs: experiência internacional, orientação empreendedora, orientação para o mercado, relações de rede e capacidades dinâmicas.
Oviatt, B. M., & McDougall, P. P. (1994). Toward a Theory of International New Ventures. Journal of International Business Studies, 25(1), 45–64. doi: 10.1057 / palgrave.jibs.8490193