Resumo

Título do Artigo

ECONOMIA CIRCULAR: PRODUÇÃO CIENTÍFICA DIVULGADA NA BASE SCIENTIFIC PERIODICALS ELECTRONIC LIBRARY (SPELL) À LUZ DA BIBLIOMETRIA E DA REDE SOCIAL
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Economia circular
SPELL
Produção científica

Área

Operações

Tema

Economia Circular

Autores

Nome
1 - Henrique César Melo Ribeiro
Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar) - Piauí
2 - Rosany Corrêa
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ (UESPI) - Campus Parnaíba

Reumo

A Economia Circular (EC) tem sido uma das tendências mais transformadoras dos últimos anos. O que parecia ser mais uma moda organizacional, agora está aparecendo como uma tendência global, afetando macro, meso e microambientes, que vão desde governos, organizações globais, todo o setor privado, consumidores finais, indivíduos e a ciência. A EC é alicerçada por seis práticas/princípios: ecodesign, redução, reutilização, reciclagem, reclassificação e renovação. Posto isto, compreende-se que tais princípios são preponderantes para a implementação de modelos de negócios sustentáveis.
Este estudo tem como questão norteada: Qual a representatividade da produção científica do tema economia circular divulgada na base SPELL sob à luz da bibliometria e rede social? E por conseguinte, tem-se o objetivo do estudo que é: investigar a representatividade da produção científica do tema economia circular divulgada na base SPELL sob à luz da bibliometria e rede social.
A economia circular sugere que os recursos removidos da natureza sustentem alta circularidade nos processos de produção mediante as cadeias produtivas conectadas, que consigam extrair o máximo de seu valor e utilidade por intermédio da distinção dos ciclos biológicos e técnicos. Tem-se com isso, a finalidade de suprimir o conceito de lixo e criar um fluxo periódico dos recursos. Esse conceito, estimula a criação de novos processos de design de produtos inovadores e sistemas com circuitos fechados de produção.
Revista de Administração da UFSM, Revista de Gestão Ambiental e Sustentabilidade e a Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios foram os periódicos científicos mais prolíferos e ficaram entre os que tiveram maior degree. Simone Sehnem foi a pesquisadora mais proeminente e a mais central. A Universidade do Oeste de Santa Catarina foi a instituição mais profícua, contudo, as instituições: Universidade do Sul de Santa Catarina e Universidade de Lincoln foram as mais centrais. Estudo de caso foi o método mais usado pelos autores e, consequentemente foi o que mais envolveu pesquisadores.
Este estudo conclui para a literatura científica da área Administração e afins e, para o tema economia circular, uma visão macro, contemporânea e nacional, por meio de indicadores bibliométricos e de redes sociais de 1 e 2 modos, ajudando assim a mitigar possíveis gaps na academia sobre seu entendimento e, por consequência corroborando para difundir, disseminar e socializar o seu conhecimento proporcionando assim alargar e robustecer sua compreensão para os leitores, pesquisadores e profissionais que desejam ampliar seus conhecimentos publicando novos estudos sobre o tema EC.
Kuzma, E. L., Sehnem, S., Bencke, F. F., & Roman, D. J. (2020). Design do método de pesquisa em economia circular: uma revisão sistemática de literatura. RGO, 13(3), 93-117. Sehnem, S., Pereira, S. C. F., Jabbour, C. J. C., & Godoi, L. R. (2020). Gestão sustentável na perspectiva da inovação e da economia circular: o caso Native. REEN, 13(3), 77-112. Sehnem, S., & Pereira, S. C. F. (2019). Rumo à economia circular: sinergia existente entre as definições conceituais correlatas e apropriação para a literatura brasileira. RECADM, 18(1), 35-62.