Resumo

Título do Artigo

ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DE HÁBITOS EM FINANÇAS NA MOTIVAÇÃO EM CONTINUAR A EMPREENDER POR MICRO E PEQUENOS EMPRESÁRIOS DE CAMARAGIBE-PE.
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Palavras Chave

Empreendedorismo
Administração Financeira
Motivação

Área

Empreendedorismo

Tema

A figura do Empreendedor: Perfil, Personalidade, Comportamento e Competências

Autores

Nome
1 - Franciele Alves da Silva
CENTRO UNIVERSITÁRIO MAURÍCIO DE NASSAU (UNINASSAU) - Caxangá
2 - Mário José de Oliveira Machado
CENTRO UNIVERSITÁRIO MAURÍCIO DE NASSAU (UNINASSAU) - Caxanga
3 - Kevin Ferreira Corcino
UNIVERSIDADE MUNICIPAL DE SÃO CAETANO DO SUL (USCS) - Universidade Municipal são Caetano do sul
4 - Thales Fabricio da Costa e Silva
UNIVERSIDADE MUNICIPAL DE SÃO CAETANO DO SUL (USCS) - Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA)

Reumo

Em um cenário de constante inovação na forma de operação das empresas, a correta gestão financeira é fundamental para o sucesso de qualquer organização. Em pequenas empresas, o conhecimento e hábitos dos empresários são refletidos na gestão administrativa e segundo o SEBRAE, a ausência de educação financeira é uma das principais razões para o fechamento de pequenas e microempresas no Brasil. Portando, o conhecimento acumulado dos gestores responsáveis pela empresa pode impactar nos resultados financeiros e consequentemente na motivação em continuar empreendendo.
Devido a importância de uma gestão financeira saudável para longevidade das micro e pequenas empresas e a motivação para continuar exercendo a atividade econômica, esta pesquisa visa analisar o perfil dos microempreendedores e pequenos empresários que atuam no município de Camaragibe-PE, identificando o percentual de influência que conhecimento e hábitos na área de finanças pessoais têm na motivação em continuar a empreender.
A economia no Brasil é fortemente impactada pela atuação de micro e pequenos empresários, este setor é responsável por cerca de 72% dos postos de trabalhos gerados no Brasil em 2019. Porém, como característica, a gestão dessas organizações tende a ser centralizada no empreendedor e na sua competência. Portando, o conhecimento e os hábitos que o gestor principal tem em relação à gestão financeira será o ponto norteador para a gestão financeira dessas empresas. Uma boa gestão poderá impactar a motivação dos empreendedores a continuar com a sua atuação e abrir novos negócios.
Esse estudo se caracteriza, quanto ao seu objetivo, em uma pesquisa descritiva com abordagem quantitativa. A pesquisa foi delimitada no município de Camaragibe-PE e teve como público-alvo, 9.068 Microempreendedores Individuais, Microempresas e Empresas de Pequeno Porte. A técnica de amostragem adotada foi não-probabilística com a estratégia de bola de neve, o cálculo amostral apontou para 260 casos. O questionário utilizado contou com 34 assertivas, obedecendo a escala Likert. Com o retorno de 329 respostas, foi utilizado regressão múltipla para compreensão de relações entre variáveis.
De todos os constructos analisados através da regressão linear: Educação Financeira, Gestão de Crédito, Gestão de Ativos e Estresse com Eventos Financeiros, as assertivas que formaram o constructo “Gestão de Crédito” foram as que tiveram maior coeficiente de explicação para a variável “Eu considero ter motivação para continuar a empreender” com fator de 60%, seguido pelo constructo “Educação Financeira” com 55%. O terceiro constructo “Gestão de Ativos” apresentou baixo coeficiente de explicação, porém, o resultado demonstra um impacto positivo na motivação dos empreendedores.
Em todas as regressões analisadas, a “Gestão de Crédito” foi a que teve o maior coeficiente de explicação na motivação que os micros e pequenos empresários têm para continuar empreendendo. A percepção de continuidade na gestão das empresas pode estar relacionada ao alto grau de endividamento dessas organizações gerando um impacto negativo na motivação dos empreendedores. Portanto, a educação financeira se torna fundamental para um impacto positivo na gestão pessoal e empresarial, fortalecendo ainda mais este importante setor da economia brasileira.
BOZZO, Andrea L.; et al. Ideologia de vida e motivação empreendedora. RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia, v. 18, n. 2, p. 281-298, 2019. FARAH, Osvaldo Elias; CAVALCANTI, Marly; MARCONDES, Luciana Passos. Empreendedorismo estratégico: criação e gestão de pequenas empresas. Cengage Learning, 2020. HAIR, Joseph F. et al. Análise multivariada de dados. Bookman editora, 2009. SEBRAE - SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESA. Pequenos negócios incrementam geração de empregos em 115%. 2020. Disponível em:https://www.agenciasebrae.com.br/sites/asn/uf/NA/pequenos