Resumo

Título do Artigo

Monetização dos Dados de Mídias Sociais: Uma Revisão Sistemática sobre os Estudos, Técnicas, Ferramentas e Estratégias para Monetização
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Palavras Chave

mídias sociais
monetização dos dados
revisão sistemática

Área

Tecnologia da Informação

Tema

Transformação Digital e Novos Negócios Digitais

Autores

Nome
1 - Cláudia Maia
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS) - Escola de Administração
2 - Antonio Carlos Gastaud Maçada
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS) - Programa de Pós-graduação em Administração
3 - Guilherme Lerch Lunardi
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE (FURG) - Programa de Pós-Graduação em Administração/PPGA-FURG

Reumo

Na última década, as plataformas de mídia social tornaram-se importantes canais de comunicação B2B e B2C, gerando grandes volumes de dados. No entanto, a maioria das empresas tem encontrado dificuldades para medir o valor gerado por estes dados, sendo a monetização uma oportunidade ainda desconhecida. Apesar das organizações estarem cada vez mais interessadas em extrair conhecimento de modo a monetizá-lo, poucas pesquisas examinaram os modelos de negócios baseados em dados e os desafios envolvidos na sua monetização gerados pelas interações entre as partes interessadas.
Poucas pesquisas têm examinado os modelos de negócios baseados em dados, assim como o valor e os desafios envolvidos na sua monetização (Parvinen et al, 2020). Assim, objetivou-se neste estudo: (i) mapear as características dos estudos relacionados ao tema e aos conceitos de monetização de dados, (ii) identificar as técnicas e ferramentas utilizadas na monetização dos dados de mídias sociais e (iii) identificar as principais estratégias para monetização dos dados de mídias sociais.
A monetização de dados é o processo de converter dados e suas análises (analytics) em retorno financeiro (Hanafizadeh & Harati Nik, 2020). Nos últimos anos, tem ganho importância tanto na pesquisa quanto na prática, como um fenômeno emergente impulsionado pelas tendências tecnológicas atuais no contexto de big data. Muitos gestores estão ansiosos para gerar valor a partir de seus ativos de dados, buscando cada vez mais a sua monetização. No entanto, poucas empresas sabem o quão úteis esses dados são (Ray et al., 2020) e a maioria tem dificuldade em valorizá-los (Parvinen et al., 2020).
A pesquisa apresenta um panorama dos estudos relacionados à monetização de dados, valor dos dados e dados de mídias sociais, identificando as principais técnicas e ferramentas para tratamento dos dados de mídias sociais mencionadas na literatura, assim como os caminhos para monetização e as principais estratégias capazes de gerar insights para as empresas propondo-se um fluxo de geração de valor de dados de mídias sociais.
Desenvolveu-se uma estrutura que representa o fluxo de geração de valor dos dados de mídias sociais e uma definição de monetização de dados de mídias sociais que oportunizará às empresas explorar novos caminhos através da monetização de seus dados. Os resultados poderão auxiliar as organizações nas definições de suas estratégias para melhoria de seus processos internos e externos.
Hanafizadeh, P., & Harati Nik, M. R. (2020). Configuration of Data Monetization: A Review of Literature with Thematic Analysis. Global Journal of Flexible Systems Management, 21(1), 17–34. Parvinen, P. Pöyry, E. Gustafsson, R. Laitila, M. Rossi, M. (2020). Advancing data monetization and the creation of data-based business models. Communications of the Association for Information Systems, 47(1), 2. Ray, J., Menon, S., & Mookerjee, V. (2020). Bargaining over Data: When Does Making the Buyer More Informed Help? Information Systems Research, 31(1), 1–15.