Resumo

Título do Artigo

COMPETÊNCIAS DIGITAIS E GESTÃO PÚBLICA: uma análise do repositório de artigos do Google Acadêmico para contextualização e perspectivas de abordagem sobre o tema
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Competências Digitais
Gestão Pública
Tecnologias da Informação e Comunicação

Área

Administração Pública

Tema

Gestão Organizacional: Governança, Planejamento, Recursos Humanos e Capacidades

Autores

Nome
1 - CAMILA MARIANA DA CRUZ GOMES COUTINHO
Fundação João Pinheiro - FJP/MG - Pampulha
2 - Simone Cristina Dufloth
Fundação João Pinheiro - FJP/MG - Escola de Governo Professor Paulo Neves de Carvalho

Reumo

Conhecimentos e habilidades para lidar com tecnologias da informação e da comunicação (TIC) se mostram cada vez mais necessárias no âmbito do trabalho. Apesar dos esforços do Governo Brasileiro para torna-se mais digital nos últimos anos e, mais recentemente, em função das próprias necessidades que emergiram com a pandemia da Covid-19, observa-se um descolamento entre os indicadores relacionados a Governo Eletrônico e os de competitividade, sugerindo a carência por investigar e mapear lacunas de competências digitais na sociedade civil e na gestão pública brasileira.
O problema central da pesquisa é, portanto, avaliar a disponibilidade de estudos e papéis científicos direcionados especificamente para a abordagem das competências digitais no setor público. O objetivo primeiro deste trabalho foi levantar quantitativamente artigos acadêmicos sobre o tema competências digitais, por meio da ferramenta de busca Google Acadêmico, e complementarmente, classificá-los de forma flutuante em subgrupos de objetos de pesquisa, de modo a destacar aqueles que, direta e objetivamente, se destinam a tratar do tema no contexto da gestão pública.
O processo de transformação do Estado para um Governo Eletrônico perpassa por momentos históricos, como a crise fiscal da década de 1980 e a reforma de Bresser-Pereira, que fizeram emergir uma preocupação crescente com a eficiência, pautada no uso de TIC, o que não necessariamente foi acompanhado, na mesma proporção, pela preocupação com o desenvolvimento de competências digitais nos agentes públicos, tidas como o conjunto de habilidades necessárias para o uso confiante e crítico de TIC.
A pesquisa quantitativa estruturou-se a partir de busca realizada no repositório Google Acadêmico, em sua extensão ".br", de forma livre, com a expressão “competências digitais” diretamente no campo de pesquisa, sem a utilização de filtros avançados. Os resultados, 125 publicações em língua portuguesa no total, foram tabulados em uma planilha eletrônica de dados no Microsoft Excel®, na mesma ordem em que foram apresentados na lista de resultados. Foram considerados apenas os documentos cujos títulos trouxessem a expressão pesquisada, tratados conforme parâmetros previamente estabelecidos.
Dos 125 documentos coletados, 14 foram desconsiderados por não se enquadrarem no escopo da análise, e os 111 restantes foram catalogados em sete subcategorias. Primeiramente, chama a atenção a quantidade de documentos destinados a tratar de competências digitais para a pauta da educação, que correspondem a quase 65% do total do acervo levantado. Percebe-se ainda que a pauta “Gestão Pública” corresponde a apenas 4% do total de documentos levantados. 80% dos documentos tabulados foram publicados entre os anos 2017 e 2021, tendo sido 2020 o ano com mais publicações na pauta gestão pública.
Pode-se inferir dos recortes realizados por subcategoria e ano das publicações que os estudos sobre o Digcomp e a pandemia da Covid-19 têm relação com os resultados. O contexto fez alavancar a digitalização dos serviços públicos e trouxe novos desafios para a gestão e, especialmente, para a educação, corroborando com a quantidade de pesquisas produzidas sobre o tema competências digitais nessa pauta, mais intensamente nos últimos anos do recorte realizado. O fato de haver maior número de publicações dentro da temática gestão pública em 2020 também está alinhado ao contexto pandêmico.
ALA-MUTKA, Kirsti. Mapping digital competence: Towards a conceptual understanding. Sevilla: Institute for Prospective Technological Studies, p. 7-60, 2011. BIANCHINI, Letícia Dufloth et al. Competências digitais no campo de públicas: a formação de gestores públicos do século XXI. NAU Social, v. 11, n. 20, p. 21-36, 2020. BURY, C. Digital skills for public administrations are essential to make eGovernment happen. 2017. European Commission. Disponível em: https://ec.europa.eu/futurium/en/blog/digital-skills-public-administrations-are-essential-make-egovernment-happen-0. Acesso em 02 mai. 2021.