Resumo

Título do Artigo

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA ADOÇÃO DO TEMA MEIO AMBIENTE POR PROFESSORES EGRESSOS DO SETOR LITORAL DA UFPR NO ENSINO
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

TEMA MEIO AMBIENTE
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
PROFESSORES EGRESSOS

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Experiências no ensino-aprendizagem

Autores

Nome
1 - ELSI DO ROCIO CARDOSO ALANO
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR) - SETOR LITORAL
2 - ADRIANA LUCINDA DE OLIVEIRA
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR) - Setor Litoral
3 - Gabriela Santos Pereira
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR) - Setor Litoral
4 - Eliane Martins da Silveira
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR) - Litoral
5 - Aline Hagedorn Vallejo Martins
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR) - Setor Litoral

Reumo

O momento crítico voltado para a crise ambiental e a emergência climática atualmente se apresenta como problemas urgentes para a composição dos currículos que serão utilizados na formação de cidadãos e profissionais. Nesse sentido, o presente trabalho busca aplicar a Teoria do Comportamento Planejado através de um questionário direcionado aos egressos da Universidade Federal do Paraná - Setor Litoral que trabalham na área da educação, investigando se o tema Meio Ambiente é abordado em suas práticas e métodos de ensino. questionário é constituído por perguntas fechadas, abertas e de múlti
Considerando as universidades como agentes transformadores da realidade local, e que possibilitam a formação dos profissionais que irão atuar nos diferentes contextos regionais, o trabalho investiga a adoção do tema Meio Ambiente nas práticas de sala de aula pelos egressos da UFPR Litoral que atuam com ensino em relação aos fatores que influenciam o comportamento de intenção dos professores egressos de diversos cursos.
O surgimento da questão ambiental como a conhecemos hoje possui um marco teórico que remete à obra “Primavera Silenciosa” (CARSON, 1962), que identificou de maneira sistematizada pela primeira vez na história, os efeitos do uso de pesticidas sobre a população de pássaros que habitavam regiões em que a autora atuava. Seu trabalho foi pioneiro em perceber as relações entre as ações humanas, e resultados danosos ao meio ambiente. teoria de referência procura esclarecer as finalidades e os comportamentos dos sujeitos, teve sua validação por diversos estudos, um desses desenvolvido por Ajzen (1991)
O público-alvo da pesquisa compreende os egressos da UFPR Litoral que trabalham na área da educação, investigando se o tema Meio Ambiente é abordado em suas práticas e métodos de ensino. A pesquisa é caracterizada como descritiva, de caráter misto das técnicas quantitativas e qualitativas. Os dados já coletados fazem parte do acervo do Grupo de Pesquisa Educação e Trabalho, que tem buscado investigar os egressos formados no período de 2009 a 2019. Foi aplicado um questionário construído utilizando-se o software livre e gratuito Lime Survey, e gratuito Lime Survey, com filtro através do JASP.
Os resultados obtidos apontam que a grande maioria dos profissionais egressos que estão lecionando, abordam o tema meio ambiente em suas práticas educacionais. Os resultados segmentados por modalidade evidenciam à pertinência do tema no ensino regular. Dentre as licenciaturas (cursos com maior número de respondentes lecionando), foi visível a quantidade de profissionais que abordam o tema em suas práticas profissionais. Porém, esse fenômeno não se repetiu em outras modalidades, o que aponta uma necessidade de ressignificação da temática em tais espaços. Que em muitos casos, é renegada.
Os resultados obtidos apontam que a grande maioria dos profissionais egressos da UFPR Litoral, que lecionam, possuem práticas que atendem ao tema meio ambiente, pois abordam o tema em suas práticas educacionais. Apesar de maiores investigações serem necessárias para se compreender suas razões, é possível perceber que o tema possui pertinência nas intenções dos docentes em questão. De tal forma que não é possível afirmar ao certo os reforços que levaram a este resultado em um primeiro momento. As análises dos dados que serão realizadas a partir de agosto irão dar maior profundidade ao estudo.
ALANO, E. DO R. C.; SOUZA, M. T. S. DE; HERNANDEZ, J. M. DA C. Teorias de inovação na educação superior: determinantes do comportamento do professor na adoção de tecnologias, métodos e práticas de ensino. Administração: Ensino e Pesquisa, v. 20, n. 3, p. 609-639, 1 set. 2019. DOI: https://doi.org/10.13058/raep.2019.v20n3.1640 CASTRO, M. M. C.; AMORIM, R. M. A. A formação inicial e a continuada: diferenças conceituais que legitimam um espaço de formação permanente de vida. Cad. Cedes,Campinas, v. 35, n. 95, p. 37-55, jan.-abr., 2015. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ccedes/v35n95/0101-32