Resumo

Título do Artigo

TRAJETÓRIAS DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DOS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO: O PERFIL DOCENTE NA HIPERMODERNIDADE E NA MASSIFICAÇÃO DAS UNIVERSIDADES
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Diretrizes curriculares nacionais
hipermodernidade
massificação

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Formação do Professor e Pesquisador

Autores

Nome
1 - Vanyne Franco
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU) - FAGEN
2 - Daniel Vitor Tartari Garruti
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU) - Santa Mônica

Reumo

O ensino superior em Administração está inserido em um contexto no qual a universidade passou a ser massificada (BERTERO, 2007), em trânsito na hipermodernidade (CRUZ, 2009). Nesse contexto, o perfil do docente da área também sofreu mudanças, bem como as exigências. Desse modo, é primordial citar que esse perfil - além de sua estruturação ao longo da carreira docente - é instituído pelas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) dos Cursos de Administração, deliberadas desde o ano de 2002, e as quais foram reformuladas recentemente, completando vinte anos de trajetória de diferentes diretrizes.
Portanto, surgiram os seguintes questionamentos: qual o perfil docente determinado pelas DCN dos Cursos de Administração? Esse perfil sofreu mudanças com a hipermodernidade e com a massificação das universidades? Se sim, quais seus impactos aos docentes da área? A partir desta problematização, o objetivo do artigo foi analisar a trajetória das Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Administração, com foco no perfil docente nelas determinado, e com base nos contextos da hipermodernidade e da massificação do ensino.
O conceito de hipermodernidade foi apresentado por Lipovetsky (2018) como uma segunda era de ruptura da primeira modernidade, e na qual todas as esferas – materiais, comunicação, formação, entre outras – conhecem uma transformação radical ao choque da revolução do leve, desencadeada pelas técnicas digitais, pelas nanotecnologias e pelas biotecnologias (LIPOVETSKY, 2018). Quanto ao processo de massificação das universidades, a educação superior no Brasil vive um intenso processo de transformação de um direito ou “serviço público” em “serviço comercial” ou mercadoria (SGUISSARDI, 2015).
Este estudo caracterizou-se como uma pesquisa qualitativa-interpretativa, a partir de uma reflexão empírica. A pesquisa foi realizada por meio da estratégia de análise de dados secundários, tendo como fonte as DCN do Curso de Administração, datadas de 2002 a 2020. Para construção do corpus da pesquisa, foram seguidos os passos propostos por Saunders et al. (2009) para estudos qualitativos com dados secundários. E após esta etapa, foi realizada uma análise documental. Os dados levantados permitiram evidenciar e analisar o processo de mudança nas competências e no perfil docente.
As informações obtidas na pesquisa foram categorizadas, organizadas e analisadas conforme as seguintes categorias: competências docentes; perfil docente; e diferenças e semelhanças entre as diretrizes, com base nos conceitos de hipermodernidade e de massificação das universidades. Evidenciou-se que as competências na trajetória das DCN aumentaram, e muitas foram remodeladas ou ampliadas, trazendo a necessidade de um ‘super’ profissional, considerado mais uma engrenagem deste contexto, e com visões distorcidas deste docente educador.
Assim, foi possível concluir que o volume de competências colocadas como necessárias aos docentes dos cursos de Administração determinam a necessidade de um ‘super profissional’. Contudo, com a hipermodernidade e com a massificação das universidades, esse ‘super’ profissional, comparado a um diretor de teatro pelas diretrizes, está mais próximo a um animador de auditório altamente capacitado. Essas visões evidenciam a necessidade de um trajeto contrário a muitas mudanças identificadas, de modo a reforçar a importância dos docentes como educadores na sua interação com os alunos.
BERTERO, C. O. A Docência Numa Universidade em Mudança. Cadernos EBAPE. Número Especial – Jan. 2007. CRUZ, B. de P. A. "Causos" de um professor de administração na hipermodernidade. In: ENEPQ, 2, 2009, Curitiba. Anais... . 2009: Anpad, 2009. p. 01 - 13. CD-ROM. LIPOVETSKY, Gilles. Da Leveza-para uma civilização do ligeiro. Leya, 2018. SAUNDERS, M.; LEWIS, P.; THORNHILL, A. Research methods for business students. 6a Ed. London: Pearson education, 2009. SGUISSARDI, V. Educação superior no Brasil. Democratização ou massificação mercantil?. Educação & Sociedade, v. 36, p. 867-889, 2015.