Resumo

Título do Artigo

Tensões em Negócios de Impacto Social: as bases teóricas e oportunidades de avanço da literatura
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Palavras Chave

negócios de impacto social
tensões
bibliometria

Área

Empreendedorismo

Tema

Empreendedorismo Social

Autores

Nome
1 - Filippe Delarissa Barros
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA - Administração
2 - Giulia Tasca Pocovi
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO (PUCSP) - Perdizes
3 - Adalberto A. Fischmann
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA - FEA

Reumo

Os negócios de impacto social são organizações que atuam para proporcionar impacto social positivo por meio de mecanismos de mercado, o que faz com que esses empreendimentos sejam importantes para a agenda de desenvolvimento sustentável. Entretanto, esta necessidade de aliar impacto socioambiental com viabilidade financeira caracteriza o hibridismo dessas organizações e proporciona uma série de desafios e tensões para a gestão dos negócios de impacto social.
As tensões em negócios de impacto social já foram abordadas em alguns estudos teóricos de revisões de literatura (e.g. Doherty et al., 2014; Smith et al., 2013). Entretanto, identifica-se uma lacuna para um trabalho empírico que retrate o atual estado da arte no estudo das tensões em negócios de impacto social, identificando as principais bases teóricas neste campo, sua evolução e eventuais lacunas. Dessa forma, o objetivo geral deste trabalho é analisar a evolução e o estado da arte das produções científicas sobre tensões para a gestão de negócios de impacto social.
A fundamentação teórica foi construída em três pilares. O primeiro foi para a definição do que são negócios de impacto social e seu histórico, reconhecendo a falta de consenso e as diversas denominações para orientar escolhas das palavras-chave e justificar estudo. O segundo pilar foi referente à originação e categorização das tensões em negócios de impacto social, apoiando a escolha das palavras-chave e na justificativa do estudo. Por fim, o terceiro pilar foi referente ao método e às leis fundamentais da bibliometria, embasando as perguntas de pesquisa do estudo.
A partir das leis bibliométricas, buscou-se identificar a evolução da literatura sobre tensões em negócios de impacto social ao longo do tempo, os principais autores e artigos com maior número de citações, os principais periódicos e os principais temas trabalhados pelos artigos nesta área. Foram realizadas 24 buscas distintas na base Web of Knowledge no mês de junho de 2021, que permitiram a identificação de 581 artigos únicos. Após a eliminação de artigos não aderentes ao objetivo da pesquisa, a base final foi composta por 492 artigos, cujos dados foram exportados para softwares de análise.
Identificou-se que mais de 70% das publicações sobre o tema ocorreram nos últimos 5 anos. Os trabalhos mais citados pela amostra são de Mair e Marti, de 2006, e de Battilana e Dorado, de 2010, bases teóricas relevantes por abordarem as perspectivas do hibridismo organizacional e empreendedorismo social, que se convergem após os trabalhos de Smith, Gnonin e Besharov de 2013, e Doherty, Haugh e Lyon de 2014. Ainda, foram identificados 12 journals como núcleo de periódicos e 3 clusters temáticos de palavras, relacionadas ao impacto social, viabilidade financeira e a relação com o ambiente.
Esta é uma literatura recente que ainda não conta com uma elite produtiva consolidada, mas com duas principais vertentes teóricas (hibridismo organizacional e empreendedorismo social) que se convergem a partir de 2013. As publicações com mais citações são majoritariamente teóricas ou com abordagem qualitativa, o núcleo de periódicos apresenta relação com gestão aplicada à temática do impacto social, e os clusters temáticos levam à discussão sobre qual a peso dado ao impacto social e viabilidade financeira para os negócios de impacto social, nos direcionando a perguntas para estudos futuros.
Araújo, C. A. (2006). Bibliometria: evolução histórica e questões atuais. Em Questão, 12(1), 11–32. Barki, E., Rodrigues, J., & Comini, G. M. (2020). Negócios de Impacto: Um Conceito em Construção. Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas, 9(4), 477. Mathankar, A. R. (2018). Bibliometrics : an overview. International Journal of Library & Information Science, 7(3), 9–15. Smith, W. K., Gonin, M., & Besharov, M. L. (2013). Managing Social-Business Tensions: A Review and Research Agenda for Social Enterprise. Business Ethics Quarterly, 23(3), 407–442.