Resumo

Título do Artigo

O SETOR SUCROALCOOLEIRO NO BRASIL E OS IMPACTOS DA PANDEMIA DO COVID-19
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Setor Sucroalcooleiro
Renovabio
Covid-19

Área

Agribusiness

Tema

Estratégia e Competitividade nas cadeias agrícolas

Autores

Nome
1 - RENATA APARECIDA FORATO BRIGAGÃO
UNIVERSIDADE METODISTA DE PIRACICABA (UNIMEP) - Piracicaba SP
2 - Nadia Kassouf Pizzinatto
UNIVERSIDADE METODISTA DE PIRACICABA (UNIMEP) - PPGA-Programa de Pós Graduação em Administração
3 - Andrea Kassouf Pizzinatto
Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" - USP - PECEGE
4 - Thel Augusto Monteiro
UNIVERSIDADE METODISTA DE PIRACICABA (UNIMEP) - Campus Taquaral
5 - Hygino Canhadas Belli
UNIVERSIDADE METODISTA DE PIRACICABA (UNIMEP) - Piracicaba

Reumo

O Setor Sucroalcooleiro tem grande relevância econômica para o país, pois representa uma fonte de energia renovável, sendo alternativa aos combustíveis fósseis e com potencial para contribuir com a segurança energética do país. Possui grande complexidade em toda a sua cadeia produtiva, sendo vulnerável a diversos fatores do seu ambiente como questões edafoclimáticas, econômicas, políticas, sociais, ambientais, como a pandemia do COVID-19. Portanto este trabalho ressalta a importância deste setor para o Brasil, e como tem sido afetado pela crise sem precedentes da pandemia do COVID-19.
Dada a relevância do setor, e a grave crise que enfrenta, este trabalho se propõe a investigar como a pandemia do COVID-19 afetou o setor, portanto o objetivo geral é verificar o impacto no setor e como objetivos específicos verificar o impacto na produção de açúcar, etanol e no Renovabio. Com este fim, foi realizado uma pesquisa exploratória, tipo desk research em dados secundários.
Este capítulo tem o intuito de demonstrar a relevância econômica, social e ambiental do setor sucroalcooleiro, a importância histórica da cultura da cana-de-açúcar para o país, que o transformou no maior produtor mundial de açúcar e no segundo maior produtor de etanol. O intuito é de demonstrar, a influência que o setor sofre das variáveis do ambiente (micro e macro ambiente) tendo que inovar para adaptar-se a cada novo cenário, como o impacto sem precedentes da pandemia do COVID-19.
Para Neves (2020), o mundo paralisa-se ao vírus que trouxe muitas mudanças num curto espaço de tempo, afirma ainda que foi umas das maiores mudanças de cenários observadas em décadas. As incertezas quanto ao mundo pós-pandemia paralisaram a economia e o setor sucroalcooleiro teve suas perspectivas positivas alteradas repentinamente, pois no início de 2020 tinha-se projeções muito favoráveis, como uma safra abundante, melhor dos últimos dez anos em preço e produção, recuperação nos preços internacionais do açúcar, devido queda produção asiática, implementação do Renovabio.
A queda nas vendas foi compensada com a exportação de açúcar que com a variação cambial proporcionou oportunidade de ganho em meio à crise, e somado ao auxílio federal com redução de impostos e linhas de crédito para armazenamento do produto amenizou o forte impacto inicial e ressaltou a capacidade de adaptabilidade de sua atividade operacional. A diminuição do isolamento social, e as perdas com etanol compensadas em parte com a venda do açúcar favorecido pela desvalorização cambial trouxe um novo fôlego, e o Renovabio aperfeiçoado servir de fomento ao setor.
NEVES, Marcos Fava. Mesmo com a Covid-19, para o setor sucroenergético 2020 poderá ser um bom ano. Disponível em:< http://www.ceisebr.com/conteudo/mesmo-com-o-covid-19-para-o-setor-sucroenergetico-2020-podera-ser-um-bom-ano.html>Acesso em 10/08/2020