Resumo

Título do Artigo

MODELOS DE NEGÓCIOS INOVADORES BASEADOS NAS ABORDAGENS SaaS, HaaS e PaaS
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Palavras Chave

Abordagens SaaS, HaaS e PaaS
Modelos de Negócios em TI
Modelos Inovadores

Área

Tecnologia da Informação

Tema

Transformação Digital e Novos Negócios Digitais

Autores

Nome
1 - Frederico Cesar Mafra Pereira
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG) - Programa de Pós-Graduação em Gestão & Organização do Conhecimento
2 - Marcelo Agenor Espíndola
Senac - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - Divinópolis/MG
3 - João Gabriel Nogueira Campos de Melo
CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA (UNA) - Rua dos Guajajaras

Reumo

O corpo social tem vivenciado um rol de mudanças advindas da rápida conflagração das novas tecnologias digitais. Tal celeridade inaugurou novas ondas de inovação tecnológica. Empresas recém-criadas, com estruturas inéditas, tornaram-se referência em setores profusamente tradicionais. Esses novos modelos de negócio utilizam tecnologia para conectar pessoas, organizações e demais recursos, através de um ecossistema interativo, e as abordagens utilizadas simplificam a vida das pessoas, além do baixo preço e adesão descomplicada.
Software como Serviço (SaaS), Hardware como Serviço (HaaS) e Plataforma como Serviço (PaaS) são abordagens presentes nos modelos de negócios das organizações inovadoras e se espalham pelos mais diversos mercados. O objetivo geral foi analisar o processo de construção de modelos de negócios inovadores baseados nas abordagens SaaS, PaaS e HaaS, e como específicos, compreender as estratégias empresariais que suportam o avanço de modelos baseados nestas abordagens, investigar dificuldades e barreiras e verificar o tempo médio de desenvolvimento destes com base nos resultados obtidos.
Referencial teórico se baseou nas seguintes seções: i) Inovação e Modelos Inovadores a partir da Transformação Digital; ii) Modelos de Negócio do tipo “Plataforma”; iii) Abordagens tecnológicas em serviços, especificamente - Software as a Service (SaaS), Hardware as a Service (HaaS) e Plataform as a Service (PaaS).
Realizou-se estudo comparativo de casos, a partir de pesquisa descritiva e abordagem qualitativa. Foram entrevistados representantes C-Levels de organizações de base tecnológica cujos modelos de negócios se baseiam em, pelo menos, uma das três abordagens – SaaS, HaaS e PaaS, elencados via amostragem intencional por conveniência (técnica de ‘snowball sampling’). Aplicou-se um roteiro de entrevista semiestruturado, cujas respostas foram analisadas por meio da técnica de análise de conteúdo.
Todos os entrevistados iniciaram seus negócios baseados em estudos de mercado, leituras e oportunidades reprimidas, e possuem alta proximidade com o consumidor via estratégias de marketing digital, os quais contribuem para o aprimoramento dos serviços. Principais barreiras: falta de profissionais qualificados e de capital barato. Destacaram os bons resultados de seus modelos, com o uso de métricas tradicionais financeiras e outras novas do contexto digital. O tempo de maturação dos modelos deve ser de 2 a 3 anos, em média (pela necessidade de inovação no mercado de atuação).
Os objetivos propostos, tanto geral quanto específicos, foram devidamente cumpridos. Apurou-se grande similaridade nas estratégias empregadas com vistas ao desenvolvimento dos modelos de negócios vigentes e ao florescimento das organizações, uma vez que as abordagens tecnológicas SaaS, PaaS e HaaS demandam esforços homogêneos. As organizações partilham das mesmas dificuldades, síncronas à escassez de mão de obra especializada e ao acesso a um capital de investimento mais barato. Um dos aspectos que facilita o crescimento das organizações é resolver problemas concretos do mercado.
MATT, C.; HESS, T.; BENLIAN, A. Digital transformation strategies. Business & Information Systems Engineering, v. 57, n. 5, p. 339-343, 2015. PARKER, G.G.; VAN ALSTYNE, M.W.; CHOUDARY, S.P. Plataforma: a revolução da estratégia. Rio de Janeiro: Alta Books, 2019. ROGERS, D. L. The Digital Transformation Playbook: Rethink your Business for the Digital Age. New York: Columbia University Press, 2016. SINGH, A.; HESS, T. How Chief Digital Officers Promote the Digital Transformation of their Companies. MIS Quarterly Executive, v.16, n.1, p.1–17, 2017.