Resumo

Título do Artigo

A CURIOSIDADE DESTRAVOU O GATO: A relação entre curiosidade no trabalho e criatividade do trabalhador
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Palavras Chave

Curiosidade no trabalho
Criatividade do trabalhador
Associação de ideias

Área

Estudos Organizacionais

Tema

Aprendizagem nas Organizações

Autores

Nome
1 - Reidene de Oliveira Silva
FUCAPE Business School - Vitória
2 - Gercione Dionizio Silva
FUCAPE Business School - Vitória

Reumo

Compreender as mudanças no mundo atual pode ser essencial para criação de novos produtos e serviços e, também, para identificar potenciais riscos associados às decisões dentro de uma organização. Neste sentido, entender a relação entre desempenho no trabalho e capacidade de inovação é de grande relevância, pois são características essenciais para sobrevivência das empresas. No ambiente de trabalho, embora o comportamento dos indivíduos sofra interferência de fatores contextuais, os interesses dos indivíduos em gerar e persistir com suas ideias pode resultar no comportamento criativo.
O objetivo deste trabalho foi identificar o efeito que a curiosidade no trabalho exerce de influência na associação de ideias e essas influenciam a criatividade do trabalhador. Além disso, face a importância das características individuais e do ambiente de trabalho, destacou-se também o efeito moderador da propensão ao risco e do suporte organizacional percebido na relação entre curiosidade e criatividade do trabalhador mediada pela associação de ideias.
A criatividade é conceituada como a geração de ideias que sejam novas e úteis (Amabile & Pratt, 2016). A curiosidade pode ser entendida como característica psicológica que os indivíduos possuem e que pode conduzi-los a explorar coisas novas (Litman, 2005). Neste sentido, o aumento na associação de ideias gerado por uma mente curiosa, serve para expandir habilidades e desenvolver capacidades intelectuais e criativas, o que pode levar a uma maior criatividade do trabalhador (Kashdan et al., 2020).
Foi realizado uma pesquisa descritiva quantitativa, com corte transversal e dados primários. A amostra final contou com 695 observações válidas de indivíduos que possuíam experiência no mercado laboral, selecionadas pela técnica de amostragem por acessibilidade e não-probabilístico. Para a análise dos dados, foi utilizada a metodologia de Modelagem de Equações Estruturais – MEE (ou Structural Equation Modeling – SEM) utilizando o software SmartPLS 3.0, dado que o modelo teórico apresentado foi constituído por relações existentes entre variáveis latentes.
A partir dos resultados, verificou-se que a curiosidade no trabalho possui um efeito direto na criatividade do trabalhador, mas que também possui um efeito indireto. O efeito indireto observado depende da associação de ideias, que produziu um efeito positivo e aumentou a criatividade do trabalhador. Ainda, os achados evidenciaram que a propensão ao risco e o suporte organizacional percebido à criatividade não apresentaram um efeito significativo na relação entre a curiosidade no trabalho e criatividade do trabalhador mediada pela associação de ideias.
Conclui-se que desenvolver atividades e um ambiente de trabalho que estimulem e possibilitem uma maior associação de ideias entre os indivíduos, podem favorecer a criatividade do trabalhador. Portanto, ressalta-se que a associação de ideias e a capacidade de explorar ideias e novos métodos para executar as tarefas no ambiente de trabalho, podem impactar positivamente a criatividade do trabalhador. Além disso, observou-se como resultado, a identificação da associação de ideias como uma estratégia eficaz de geração de ideias criativas.
Amabile, T. M., & Pratt, M. G. (2016). The dynamic componential model of creativity and innovation in organizations: making progress, making meaning. Research in Organizational Behavior, 36(1), 157-183. Litman, J. A. (2005). Curiosity and the pleasures of learning: Wanting and liking new information. Cognition and Emotion, 19(6), 793-814. Kashdan, T. B., Disabato, D. J., Goodman, F. R., & McKnight, P. E. (2020). The five-dimensional curiosity scale revised: (5DCR): briefer subscales while separating overt and covert social curiosity. Personality and Individual Differences, 157.