Resumo

Título do Artigo

TRAJETÓRIA PROFISSIONAL DOS EGRESSOS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ – UNOCHAPECÓ
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Trajetória Profissional
Egresso
Administração

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Experiências no ensino-aprendizagem

Autores

Nome
1 - Emerson Mikael Alves Teixeira
UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ (UNOCHAPECÓ) - Chapecó
2 - Anderson Conte
UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ (UNOCHAPECÓ) - Chapecó
3 - Cleunice Zanella
UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ (UNOCHAPECÓ) - Chapecó

Reumo

São inúmeras as mudanças no ambiente empresarial, as organizações estão se tornando cada vez mais exigentes quanto ao perfil de seus colaboradores (SERTEK; GUINDANI; MARTINS, 2012). Devido a competitividade, o mercado requer o perfil de um administrador com uma visão generalista de conhecimentos, que geralmente é adquirida na graduação (MOREIRA et al., 2014). Entretanto, cabe destacar que as universidades se preocupam em manter o aluno formado ligado às atividades promovidas pela academia, pois é consenso que o egresso é um dos ativos mais valiosos da instituição (TEIXEIRA; MACCARI, 2014).
A partir desse contexto, o estudo foi realizado na Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó), uma instituição comunitária situada no município de Chapecó/SC. Esta pesquisa teve como foco o curso de Administração, o qual já formou mais de 3 mil egressos ao longo dos seus 47 anos de história. Sendo assim, este trabalho buscou responder a seguinte questão de estudo: qual a trajetória profissional dos egressos do curso de Administração da Unochapecó? O objetivo da pesquisa foi analisar a trajetória profissional dos egressos do curso de Administração da Unochapecó.
No Brasil, o curso de Administração possui uma forte e constante demanda de alunos para o ensino superior, e por esse motivo, muitos destes administradores se deparam com o mercado sem a formação adequada para suprir as exigências do mesmo (MOREIRA et al., 2014). Trazendo para o campo profissional, a profissionalização do trabalho do administrador é a garantia de que os resultados venham a ser alcançados efetivamente, apresentando lucratividade ao empregador e benefícios para a sociedade (CHIAVENATO, 2014).
Quanto ao problema, esta pesquisa caracterizou-se como predominantemente quantitativa, quanto ao objetivo trata-se de uma pesquisa descritiva e referente aos procedimentos técnicos, essa pesquisa pode ser designada como levantamento ou survey. Para atender ao objetivo do estudo, foi aplicado um questionário aos 3.129 egressos do curso de Administração, formados entre os anos de 1978 a 2019, para obtenção de dados que foram coletados entre o período de agosto de 2019 a junho de 2020. O questionário foi encaminhado via e-mail e redes sociais, obtendo um total de 133 respostas.
Como resultado, destaca-se a falta de experiência e a alta concorrência, como dificuldades enfrentadas durante a trajetória profissional. Vale ressaltar a contribuição do curso para a melhoria da qualidade de vida, formação pessoal, profissional e socioeconômica desses egressos.
A pesquisa demonstrou uma série de características que podem ser exploradas pela coordenação do curso, tanto para criar políticas de relacionamento com este público, bem como para avaliar e até melhorar alguns aspectos relacionados ao curso. Conclui-se, portanto, a necessidade de um maior enfoque nas práticas empresariais, objetivando que o acadêmico de Administração possa assimilar e vivenciar, cada vez mais, a teoria com a prática.
Referências utilizadas no resumo estruturado: CHIAVENATO (2014); MOREIRA et al. (2014); SERTEK; GUINDANI; MARTINS (2012); TEIXEIRA; MACCARI (2014).