Resumo

Título do Artigo

EFEITOS DA COMUNICAÇÃO INTERNA NO ENGAJAMENTO DOS SERVIDORES DE INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE ENSINO SUPERIOR
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Engajamento
Comunicação
Satisfação

Área

Administração Pública

Tema

Gestão Organizacional: Governança, Planejamento, Recursos Humanos e Capacidades

Autores

Nome
1 - Suze Kely Aragao Ribeiro
FUCAPE Business School - Vitória
2 - Gercione Dionizio Silva
FUCAPE Business School - Vitória

Reumo

Mercali e Costa (2019) destacam que as relações entre funcionários ganharam ênfase, face a importância dos fenômenos emocionais dos trabalhadores para o desempenho das empresas. Dentre o conjunto de setores, ressalta-se a Educação, pois tem papel fundamental no desenvolvimento econômico e social de um país (Noleto & Oliveira, 2019). Observa-se que a comunicação interna exerce um importante papel nas organizações, tais como as Instituições Públicas de Ensino Superior, pois pode interferir no engajamento dos funcionários e, consequentemente, na sua produtividade (Azevedo & Mendes, 2019).
De que formas o engajamento é influenciado pela comunicação interna de servidores das Instituições Públicas de Ensino Superior (IPES)? Posto isso, buscou-se, no presente estudo, apontar a influência da comunicação interna sobre o engajamento no trabalho no setor público. Além disso, foi apontado o papel mediador da satisfação no trabalho nessa relação.
A comunicação pode ser considerada um instrumento importante para melhorar as relações entre os profissionais da educação. A interação entre servidores e instituição servirá como mecanismo para a construção de um vínculo do trabalhador com a organização e, consequentemente, induzi-lo ao desenvolvimento do trabalho com empenho. Logo, compreender as necessidades de seus funcionários e criar medidas de valorização de seu trabalho e de suas interações são ações que podem gerar sucesso organizacional (Jesus et al., 2020; Azevedo & Mendes, 2019; Silva et al., 2009)
Foi aplicado questionário com servidores das instituições públicas de ensino superior via google forms, sendo o resultado analisado a partir da Modelagem de Equações Estruturais, com estimação por Mínimos Quadrados Parciais. A técnica de amostragem deste estudo foi a não-probabilística por acessibilidade e a pesquisa foi realizada no período de 30/11/2020 a 25/02/2021. Para a validação dos construtos, utilizou-se o método de análise fatorial confirmatória. Foi realizado o teste de hipóteses, para verificar se as relações propostas foram significativas.
Com base nos resultados da pesquisa infere-se que todas as hipóteses propostas na pesquisa foram suportadas. Assim, os fundamentos para uma comunicação interna não envolvem apenas o entendimento dos servidores de como a Instituição se comunica, mas também aos aspectos comportamentais relacionados à adaptação do servidor ao ambiente de trabalho (Balakrishnan & Masthan, 2013; Kobernovicz & Stefano, 2020).
A comunicação é essencial para garantir o nível de interação entre as pessoas e a organização. Nesse sentido, com base nos resultados apresentados nessa pesquisa, verificou-se a conexão da comunicação interna com a satisfação do servidor, desempenhando papel estimulador para a melhoria do desempenho. Assim, valida-se a importância do aprimoramento do processo de comunicação interna, pois além de auxiliar na criação de um ambiente dinâmico e motivador, favorece para melhoria das condições necessárias de desenvolvimento pessoal e profissional.
Balakrishnan, C, & Masthan, D (2013). Impact of internal communication on employee engagement:a study at Delhi International Airport. International Journal of Scientific and Research Publications, 3(8). Jesus, M S, Eberle, L, Matte, J, Chais, C, Olea, P M, & Ganzer, P P (2020). Internal communication in a healthcare provider and its influence on organizational engagement. Brazilian Journal of Management & Innovation, 7(3). Mainardes, E W, Rodrigues, L S & Teixeira, A (2019). Effects of internal marketing on job satisfaction in the banking sector. International Journal of Bank Marketing, 37(5).