Resumo

Título do Artigo

Rock in Rio: eu vou... analisar a governança do evento
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Palavras Chave

Eficácia da governança de eventos;
Contexto, conteúdo e sistema da governança;
Rock in Rio.

Área

Turismo e Hospitalidade

Tema

Turismo e Hospitalidade na Competitividade em Serviços

Autores

Nome
1 - Claudinete de Fátima Silva Oliveira Santos
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE) - Programa de Pós-graduação em Administração - PROPAD
2 - Carla Regina Pasa Gómez
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE) - Programa de Pós-graduação em Administração

Reumo

Grandes e megaeventos são eventos culturais, comerciais ou esportivos de grande porte com caráter dramático, apelo em massa da população, significado e repercussão internacional e resultados transformadores. Esses eventos podem ser estudados como estratégia de portfólio do destino turístico ou negócio per si, resultando em uma experiência ao público (GETZ, 2008; EVANS, 2009). Nesse contexto, destaca-se o Rock in Rio, evento de grande porte internacional que possui como propósito “construir um mundo melhor” viabilizado em sua proposta de valor: a experiência em entretenimento e música.
A maioria das pesquisas sobre grandes e megaeventos possui natureza exploratória ou descritiva com foco nos resultados de políticas públicas do turismo, realizadas com os princípios da boa governança. Apesar da importância, observou-se a carência de estudos teórico-empíricos sobre o princípio da eficácia com dimensões de gestão estratégica que demonstrem a configuração sistêmica da governança. Por isso, a pergunta de pesquisa é: Como se configura a governança do Rock in Rio? Assim, o objetivo desse artigo é analisar a governança do Rock in Rio a partir do framework proposto por Santos (2019).
A pesquisa sobre a governança de grandes e megaeventos é realizada a partir dos stakeholders do destino turístico, da boa governança e da gestão do evento (EAGLES, 2009). Esse artigo estuda o princípio da eficácia da governança com dimensões de gestão, combinando as perspectivas contratual e relacional (AL-HAJ, 2015). Por isso, o framework sobre a eficácia da governança de grandes e megaevento, proposto por Santos (2019), é discutido no Referencial Teórico a partir de suas dimensões: contexto, conteúdo e sistema de governança, sendo apresentada a sua representação em uma figura.
Este artigo é um estudo de caso qualitativo com abordagem exploratória, descritiva e adaptativa com pesquisa bibliográfica, documental e de campo (MERRIAM, 1998; STAKE, 2000). Instrumentos de coleta de dados: levantamento bibliográfico e documental, entrevista com roteiro semi-estruturado e observação direta não participante (OLIVEIRA, 2005). Foi realizada análise de conteúdo dos achados, tendo como categorias de análise as dimensões do framework de Santos (2019): contexto, conteúdo e sistema de governança (BARDIN, 2009).
A análise dos resultados foi realizada a partir da caracterização e trajetória histórico-evolutiva do caso Rock in Rio. A dimensão contexto apresentou a configuração da indústria composta pelos stakeholders do evento. Também a influência dos impactos macroambientais e das forças competitivas sofridas pelo evento. A dimensão conteúdo discutiu o condicionamento do alinhamento estratégico do evento ao direcionamento estratégico da Rock World. A dimensão sistema de governança explicou a modelagem de seus componentes: estrutura, agentes, processos, mecanismos de controle e resultados.
A relação entre as fases históricas do Rock in Rio e as perspectivas do turismo de eventos (destino turístico e negócio em si) foi realizada. Conclui-se que a configuração da governança é eficaz, pois o Rock in Rio é capaz de alcançar seus objetivos estratégicos a partir do entendimento do seu contexto (principalmente da relevância e dependência dos stakeholders), do posicionamento adaptativo de seus conteúdos (direcionamento e alinhamento estratégico) e de sua composição sistêmica (estrutura, agentes, processos, mecanismos de controle e resultados).
AL-HAJ, P. A. Examen empirique des principaux systèmes de gouvernance d'entreprise dans le monde. 2015. GETZ, D. Event tourism: Definition, evolution, and research. Tourism Management, v.29, 2008, p.403-428. MERRIAM, S. B. The design of qualitative research. In: MERRIAM, S. B. Qualitative research and case study applications in education. 2. ed. San Francisco: Jossey-Bass, 1998. SANTOS, C. de F. S. O. Eficácia da governança de grandes e megaeventos: uma proposta para framework de análise. 2019. Tese (Doutorado em Administração) - Programa de Pós Graduação em Administração, UFPE, Recife.