Resumo

Título do Artigo

ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NA PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO: OS DOIS LADOS DA MOEDA
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Palavras Chave

Ensino Remoto Emergencial
Discentes
Pandemia

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Experiências no ensino-aprendizagem

Autores

Nome
1 - Aline Francilurdes Nery do Vale
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO (UFERSA) - Mossoró/RN
2 - Agostinha Mafalda Barra de Oliveira
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO (UFERSA) - Departamento de Ciências Sociais Aplicadas
3 - Juliana Carvalho de Sousa
UNIVERSIDADE POTIGUAR (UNP) - Rio Grande do Norte
4 - LEVI CUNHA BRAGA
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO (UFERSA) - PPGA - MOSSORÓ

Reumo

A pandemia da Covid-19 trouxe mudanças desafiadoras para as Instituições de Ensino Superior (IES) que ofertavam cursos na modalidade presencial (Mohmmed, Khidhir, Nazeer, & Vijayan, 2020; Crick, Knight, Watermeyer, & Goodall, 2020; Iglesias-Pradas, Hernández-García, Chaparro-Peláez , & Pietro, 2021). Com as medidas de contenção do vírus implementadas pelos governos de diferentes países, universidades de todo o mundo foram obrigadas a aderir ao ensino remoto para dar continuidade ao processo de ensino-aprendizagem em meio à crise de saúde pública (Alvarez, 2020).
O objetivo da pesquisa é analisar a percepção dos discentes de Pós-Graduação em Administração sobre o ensino remoto emergencial (ERE) durante a pandemia da Covid-19.
Os resultados de estudos anteriores sobre a percepção dos discentes acerca do ERE encontrados na literatura nacional e internacional trazem, de forma isolada, ou até mesmo com outra nomenclatura, três grandes questões: os desafios, as vantagens e as desvantagens desta modalidade. Nessa seção, abordar-se-á sobre as vantagens e as desvantagens do ERE.
Acerca dos aspectos metodológicos, a pesquisa tem um caráter qualitativo e tipologia descritiva. Destaca-se que foi delimitado trabalhar apenas com Programas de Pós-Graduação em Administração de Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) do Nordeste. Desta forma, aplicou-se entrevistas semiestruturas via Google Meet com seis grupos formados por discentes de seus respectivos programas. A seleção dos discentes ocorreu por meio de indicações de colegas do meio acadêmico. Ao todo participaram 22 discentes. Quanto ao método de análise de dados, escolheu-se a Análise de Núcleo de Sentido (ANS).
Os resultados da pesquisa retratam uma realidade dual acerca das percepções discentes, revelando aspectos associados as vantagens (economia de tempo, custos, comodidade e possibilidade de reassistir as aulas) e as desvantagens (baixo nível de interação e aprendizado) do ERE.
Os achados da pesquisa revelam a dualidade nas percepções discentes atreladas ao ERE. Tendo em vista que os relatos dos participantes denotam elementos positivos e negativos.
Mohmmed, A. O., Khidhir, B. A., Nazeer, A., & Vijayan, V. J. (2020). Emergency remote teaching during Coronavirus pandemic: the current trend and future directive at Middle East College Oman. Innovative Infrastructure Solutions, 5(3), 1-11. Doi: https://doi.org/10.1007/s41062-020-00326-7 Crick, T., Knight, C., Watermeyer, R., & Goodall, J. (2020, September). The impact of COVID-19 and “Emergency Remote Teaching” on the UK computer science education community. In United Kingdom & Ireland Computing Education Research conference. (pp. 31-37). Doi: https://doi.org/10.1145/3416465.3416472