Resumo

Título do Artigo

GESTÃO DE ATIVOS INTANGÍVEIS SOB O ENFOQUE DA ANÁLISE DE GERAÇÃO DE VALOR: um estudo da rede universidade-sociedade
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Palavras Chave

Ativos Intangíveis
Universidade-sociedade
Geração de Valor

Área

Estratégia em Organizações

Tema

Cluster, Redes de Negócios e Cooperação

Autores

Nome
1 - SIMONE BORUCK KLEIN
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ (UNIOESTE) - Cascavel PR
2 - Maria da Piedade Araújo
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ (UNIOESTE) - Mestrado em Contabilidade
3 - Osni Hoss
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR) - Toledo
4 - Delci Grapegia Dal Vesco
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ (UNIOESTE) - cascavel

Reumo

Mesmo diante do reconhecimento da importância dos ativos intangíveis na valoração, criação de riquezas e vantagem competitiva das empresas, a gestão desses ativos tem sido um desafio para especialistas de gerenciamento de conhecimento e análise de processos. Essa pesquisa refere-se à gestão de ativos intangíveis em uma perspectiva de rede utilizando-se da value network analysis (Allee, 2008). Quanto ao objeto de observação deste estudo, utilizou-se do conceito de rede universidade-sociedade para definir a interface que liga a universidade de forma mais direta à sociedade (Gimenez, 2017).
O objetivo foi analisar qual a participação dos ativos intangíveis na geração de valor na rede universidade-sociedade. Com isso, surge a questão de pesquisa: Qual a participação dos ativos intangíveis na geração de valor na rede universidade-sociedade? Este estudo justifica-se diante dos desafios de gerir conhecimento, know-how, competências organizacionais e de pessoal em universidades. A relevância deste estudo apresenta-se em fornecer um caminho de gerenciamento de intangíveis para geração de valor estratégico.
A fundamentação teórica aborda a conceituação dos ativos intangíveis gerenciáveis, ou seja, que não correspondem aos ativos intangíveis contabilizados. São apresentadas as dimensões que compõe esses ativos e também abordado a a gestão de ativos intangíveis para geração de valor (Alle, 2008; Stefano, 2014; Kaar & Stary, 2019). A última parte delineia o conceito da terceira missão das universidades, que engloba a relação universidade e sociedade de forma ampla (Laredo, 2007; Gimenez, 2017; Cricelli, 2018).
Utilizou-se de um estudo de caso, com foco de análise na Diretoria de Relações Empresariais e Comunitárias (DIREC) da UTFPR, campus Santa Helena, PR. Trata-se de uma universidade com vocação para o cumprimento da missão de promover o relacionamento universidade-sociedade de forma mais ativa. A coleta de dados ocorreu por entrevistas e análise documental. A análise dos dados utilizou-se da análise de conteúdo de Bardin (1991) e análise de rede de valor da Alle (2008).
Os resultados apresentaram sete agentes de conversão de valor e o mapeamento das trocas de valor para formação de ativos intangíveis ocorreu por ações e atividades desenvolvidas pela DIREC. Foi possível averiguar que as dimensões: capital humano, organizacional e relacional estão presentes e participam ativamente da construção de valor da relação universidade-sociedade da instituição pesquisada. A proposição teórica desenvolvida para pesquisa foi confirmada e adaptada de acordo com os achados e contribuições à teoria dos ativos intangíveis gerenciáveis.
Os achados empíricos fornecem uma rede em estágio de desenvolvimento e gerida por parâmetros institucionais estruturados de acordo com a literatura internacional ao que se refere ao conceito de uma universidade voltada à terceira missão. Verifica-se que existem ações tangíveis e perceptíveis pela sociedade em todos os agentes da rede, que criam impacto parcial no desenvolvimento econômico, social e cultural da comunidade local. Percebe-se predomínio da dimensão do capital humano na rede analisada.
Allee, Verna (2008). "Value network analysis and value conversion of tangible and intangible assets", Journal of Intellectual Capital, Vol. 9 Issue: 1, pp.5-24, https://doi-org.ez89.periodicos.capes.gov.br/10.1108/14691930810845777. Gimenez, A. (2017). As multifaces da relação universidade-sociedade e a construção do conceito de terceira missão. 2017. 329 f (Tese (Doutorado em Política Científica e Tecnológica. Instituto de Geociências, Universidade Estadual de Campinas, Campinas: [sn], 2017. Disponível em:< http://repositorio. Unicamp. br/handle/REPOSIP/324319>.