Resumo

Título do Artigo

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO PARA TOMADA DE DECISÃO EM PRÁTICAS AMBIENTAIS: uma revisão sistemática e integrativa
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Sustentabilidade
Processo Decisório
Sistemas de Apoio a Decisão

Área

Tecnologia da Informação

Tema

Aspectos Comportamentais e Decisórios da TI

Autores

Nome
1 - Gustavo Yuho Endo
UNIVERSIDADE DO OESTE PAULISTA (UNOESTE) - Business School Unoeste
2 - Edelvino Razzolini Filho
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR) - PPGGI - Programa de Pós-Graduação em Gestão da informação
3 - Lechan Colares-Santos
UNIVERSIDADE DO OESTE PAULISTA (UNOESTE) - BUSINESS SCHOOL UNOESTE
4 - Marco Antonio Catussi Paschoalotto
ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS DE SÃO PAULO (FGV-EAESP) - FGV - EAESP
5 - Érika Mayumi Kato-Cruz
UNIVERSIDADE DO OESTE PAULISTA (UNOESTE) - Presidente Prudente/SP

Reumo

Ao longo dos anos houve acontecimentos que marcaram a preocupação com as questões ambientais. A partir da publicação dos 17 ODS, todos os órgãos, devem levar em consideração as informações existentes no documento, pois são consideradas como potencial que deverá nortear sua gestão em prol do desenvolvimento sustentável. Tudo isso em virtude do ambiente no qual estão inseridos os diversos tipos de organizações, que são altamente dinâmicos e, assim, os gestores precisam estar atentos às informações, utilizando-as de forma adequada para uma tomada de decisão mais assertiva.
Para que as decisões dos tomadores de decisões estejam alinhadas com os 17 ODS, se faz necessário que os gestores possuam instrumentos adequados para desenvolver suas atividades e que possam auxiliá-los nas tomadas de decisões, que faz parte das atividades desenvolvidas por gestores que necessitam de um processo sistematizado, que tenha levantamento de dados adequados para a transformação em informação e, por fim, que tomam a decisão mais assertiva. O objetivo geral deste estudo foi analisar a produção científica sobre sistemas de informação para tomada de decisão sobre práticas ambientais.
Artigo não possui fundamentação teórica.
Ao final das análises, na síntese dos resultados, foi possível identificar a pesquisa que busca auxiliar a gerência de compras a integrar as questões ambientais para avaliar os fornecedores; buscam apresentar indicadores para ecoeficiência (questões ambientais e sociais); propor um sistema de informação integrado baseado na Internet of Things (IoT) para o gerenciamento ambiental. Além da utilização do sistema de informação geográfica, a utilização de métodos de decisão multicritérios e estudos relacionados com a identificação da melhor localização de aterro sanitários e plantas industriais.
A partir dos dados obtidos foi possível identificar que: o primeiro artigo relacionado às temáticas foi publicado em 1991, a partir de 2010 houve aumento nas publicações referentes às temáticas. A partir das análises dos artigos foi possível observar que a utilização de sistemas de informação pode auxiliar na tomada de decisão de práticas ambientais em contextos organizacionais; em contexto de preservação ambiental, relacionadas com as escolhas de locais adequados para aterros sanitários e a preocupação com recursos hídricos; e a preocupação com catástrofes.
GUIMARÃES, E. M. P.; ÉVORA, Y. D. M. Sistema de informação: instrumento para tomada de decisão no exercício da gerência. Ciência da informação, v. 33, n. 1, p. 72-80, 2004. HANDFIELD, R. et al. Applying environmental criteria to supplier assessment: A study in the application of the Analytical Hierarchy Process. European journal of operational research, v. 141, n. 1, p. 70-87, 2002. RAHIMI, Saleheh et al. Sustainable landfill site selection for municipal solid waste based on a hybrid decision-making approach: Fuzzy group BWM-MULTIMOORA-GIS. Journal of Cleaner Production, v. 248, 2020.