Resumo

Título do Artigo

EDUCAÇÃO CORPORATIVA E O USO DAS TICS: o comportamento de profissionais em tempos de pandemia
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Educação Corporativa
TICs
E-learning

Área

Estudos Organizacionais

Tema

Aprendizagem nas Organizações

Autores

Nome
1 - Rita de Cássia Leal Campos
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Lavras
2 - Gustavo Nunes Maciel
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Lavras
3 - Alyce Cardoso Campos
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - UFLA
4 - Luiz Marcelo Antonialli
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Departamento de Administração e Economia

Reumo

A pandemia da Covid-19 provocou uma migração abrupta da comunicação e da educação para o mundo digital. No ambiente organizacional, Constancio (2020) define essa mudança como “educação corporativa adaptada”. O autor ressalta que o mundo mudou e a maneira de aprender também. Educadores estão se reinventando com a adoção de plataformas de interação online no intuito de facilitar a transmissão de informações enquanto o isolamento altera significativamente as práticas e rotinas “normais”.
Definiu-se como problema de pesquisa a seguinte questão: Como a utilização de recursos digitais na educação corporativa é percebida pelo público interno das organizações no atual contexto da pandemia? Como objetivo principal, o artigo buscou discutir o perfil comportamental dos profissionais usuários das TICs como meio de acesso à educação corporativa.
O embasamento teórico deste estudo está pautado na discussão de conceitos e percepções em relação aos temas Educação Corporativa e estratégias de ensino e aprendizagem e a adoção de TICs na Educação Corporativa, os quais estão presentes na literatura acerca dos processos de ensino e aprendizagem no ambiente educacional e organizacional. Uma ênfase é dada à abordagem de ensino fundamentada no e-learning, a qual faz parte da nova dinâmica que caracteriza os sistemas educacionais emergentes.
O trabalho baseou-se em uma pesquisa descritiva e quantitativa, tendo sido realizada por intermédio de um questionário estruturado. A amostra foi composta por 142 respondentes que trabalham no Estado de Minas Gerais. A técnica bola de neve foi adotada como método de amostragem. Para a análise e interpretação dos dados, utilizou-se o software SPSS, realizando análise de clusters (conglomerados) e análise discriminante.
Foram identificados quatro grupos ou tipos comportamentais de profissionais: Cultura inovadora, Experientes, Cultura tradicional e Intolerantes. Os clusters Cultura inovadora e Cultura tradicional são moldados por características das empresas em que os respondentes trabalham. Enquanto uma busca atuar com tecnologias, a outra possui uma visão tradicional mantendo os treinamentos presenciais. Já os clusters Experientes e Intolerantes mostram características dos respondentes; enquanto um domina a prática e acredita que ela seja importante, o outro não vê relevância em atuação híbrida ou EaD.
Em um cenário de intensas transformações, Becker (2019) atenta para a necessidade da quebra de paradigmas em relação aos métodos de ensino tradicionais, comumente utilizados pelas empresas para a promoção da educação corporativa. No entanto, é preciso ressaltar que a modernização de práticas corporativas é um processo que requer adaptação à cultura e aos valores organizacionais, cabendo então aos gestores avaliar as opções que melhor atendam às demandas da empresa.
BECKER, J. Mobile learning como suporte de uma modalidade híbrida na educação corporativa. 2019. 167 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação e Novas Tecnologias). Centro Universitário Internacional Uninter, Curitiba, 2019. FACCIONI FILHO, M.; KLEIN, L. Z. FRANCO NETO, M. M-Learning tools on distance education: Overview and case study. In: IEEE EDUCON 2010 CONFERENCE. Madrid, 2010. MATVIICHUK, L.; KUKHAR, L.; NATALIIA, H. Examining factors of using information and communication technologies for e-learning organization. Science and Education, n. 6, p. 68-73, 2017.