Resumo

Título do Artigo

Governança em redes: análise do trade turístico rota cultural Caminhos do Frio no brejo paraibano
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Governança em redes
Redes Interorganizacionais
Governança Colaborativa

Área

Administração Pública

Tema

Gestão Organizacional: Governança, Planejamento, Recursos Humanos e Capacidades

Autores

Nome
1 - Ana Maria Vicente da Silva
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) - Programa de Pós Graduação em Administração
2 - Renata Rodrigues de Medeiros Pontes
UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG) - Unidade Acadêmica de Administração e Contabilidade
3 - Gesinaldo Ataíde Cândido
UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG) - Programa de Pós-graduação em Administração

Reumo

O estudo da governança no âmbito das redes inter organizacionais é um tema que recebe forte destaque nas pesquisas relacionadas às formas de atuação e funcionamento dos arranjos organizacionais. É consensual que o bom andamento da governança pode ser contributivo para geração de resultados. Diante disso a governança em redes colaborativas seria os mecanismos de articulação institucional, visando estabelecer formas de gerenciamento que compilem os objetivos dos integrantes da rede, levando em consideração a complexidade de tal processo (WEGNER; VERSHOORE FILHO, 2021).
Analisar como é realizada a micro governança na rede Rota Cultural Caminhos do Frio e suas implicações na geração de um ambiente favorável à cooperação e potencialização dos resultados de governança.
As redes Inter organizacionais são espécies de grupos de organizações, legalmente separados, mas conectados pela convergência de objetivos, sociais obrigações ou relações de troca. (FONTES-FILHO, 2021). a governança em redes colaborativas seria os mecanismos de articulação institucional, visando estabelecer formas de gerenciamento que compilem os objetivos dos integrantes da rede, levando em consideração a complexidade de tal processo (WEGNER; VERSHOORE FILHO, 2021).
Para alcance do objetivo traçado, foi realizado um estudo de caso único, com a aplicação de entrevistas estruturadas com diferentes membros e representantes de diversas organizações da rota. As análises se deram por meio da técnica de análise de conteúdo executadas através do software QSR NVIVO 11.
Os resultados evidenciam que, nas Funções de governança se destacam os elementos de Monitoramento e Arbitragem. As Práticas foram pouco contributivas, recebendo destaque para os Arranjos. Em relação aos Fatores contextuais, observa-se forte assimetria, relações prévias conflituosas e baixos incentivos, apesar de um ambiente propício à colaboração. Por fim, os Resultados da governança se mostraram abaixo do esperado.
A rede em estudo se mostrou heterogênea, sendo difícil a identificação de todos os membros e ganhos relacionais, com um ambiente propício para a colaboração, mas que apesar disso, apresenta a necessidade de aprimoramento de alguns elementos da governança, como forma de auxiliar nos seus ganhos. As Funções são mais decisivas na governança da rede, apesar da carência no que diz respeito ao alinhamento de interesses. Essas questões, podem ter influenciado negativamente nos ganhos relacionados à governança.
WEGNER, Douglas; VERSCHOORE, Jorge. Network Governance in Action: Functions and Practices to Foster Collaborative Environments. Administration & Society, p. 00953997211024580, 2021. WEGNER, Douglas; DURAYSKI, Juliana; DE SOUZA VERSCHOORE FILHO, JorgeRenato. Governança e eficácia de redes interorganizacionais: Comparação entre iniciativas brasileiras de redes de cooperação. Desenvolvimento em Questão, v. 15, n. 41, 2017. PROVAN, Keith G.; KENIS, Patrick. Modos de governança de rede: estrutura, gerenciamento e eficácia. Journal of Public Administration Research and Theory, v. 18, n. 2, pág. 229-