Resumo

Título do Artigo

Competências Gerenciais Determinantes da Orientação Estratégica Organizacional em Micro e Pequenas Empresas
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Orientação Estratégica
Competências Gerenciais
Micro e Pequenas Empresas

Área

Empreendedorismo

Tema

A figura do Empreendedor: Perfil, Personalidade, Comportamento e Competências

Autores

Nome
1 - Fábio Rogério de Morais
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA (UNIR) - Núcleo de Ciências Sociais Aplicadas (NUCSA)
2 - Alcides Barrichello
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - Centro de Ciências Sociais e Aplicadas
3 - Glícia Maria Dias de Freitas
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA (UNIR) - Campus Porto Velho

Reumo

As pesquisas realizadas pela área de gestão comprovam que o tipo e o nível de orientação estratégica melhoram a posição da empresa no mercado. Acredita-se que as competências de gestão tenham papel relevante na consecução da orientação estratégica, especialmente ao se referirem à orientação do empreendedor e à orientação estratégica da empresa, seja esta de foco interno ou externo. A inserção das micro e pequenas empresas (MPE’s) neste contexto de análise se faz particularmente necessário uma vez que elas representam 98,2% das empresas instaladas no território brasileiro.
O objetivo desta pesquisa foi identificar quais e como as competências gerenciais percebidas pelos gestores de MPE’s impactam a orientação estratégica da empresa.
A revisão da literatura apresenta as premissas teóricas sobre a orientação estratégica organizacional, ao analisá-las à luz das competências gerenciais, para subsidiar as hipóteses teóricas referentes ao impacto das competências gerenciais na orientação estratégica interna e externa em MPE’s. As competências gerenciais envolvem quatro tipos de modelos, a saber: modelo de relações humanas, modelo de processos internos, modelo de metas racionais e modelo dos sistemas abertos.
Foi proposto um modelo teórico de relações, tendo por base a literatura pesquisada, e feita a análise por modelagem de equações estruturais com uso do software SmartPLS. A amostra analisada foi composta por gestores de micro e pequenas empresas do município de Porto Velho, Estado de Rondônia, Brasil. Foram colhidas informações a respeito das competências gerenciais dos gestores e respectivas estratégias usadas em suas empresas por meio de questionário contendo questões envolvendo nível de concordância (escala Likert).
Os resultados mostraram que os quatro modelos de competências gerencias considerados têm relações diferentes com as estratégias organizacionais de orientação interna e externa. Os modelos de Metas Racionais e Processos Internos têm relação positiva e significante com as estratégias de orientação interna, enquanto os modelos de Relações Humanas e Sistemas Abertos têm relação positiva e significante com as estratégias de orientação externa.
A partir dos resultados alcançados foi possível concluir sobre a relação entre competências gerenciais dos gestores e as estratégicas organizacionais adotadas por MPE’s. Apesar da literatura pesquisada indicar que todas os modelos de competência têm influência sobre as estratégias de orientação interna e externa simultaneamente, tal situação não se verificou nesse estudo com MPE’s, havendo especificidade de relações entre as orientações das estratégias e modelos específicos de competências gerenciais.
QUINN, Robert E. et al. Becoming a master manager: A competing values approach. John Wiley & Sons, 1996. GOUNARIS, Spiros P. Internal-market orientation and its measurement. Journal of business research, v. 59, n. 4, p. 432-448, 2006. HEIENS, Richard A. Market orientation: toward an integrated framework. Academy of Marketing Science Review, v. 1, n. 1, p. 1-4, 2000. WONG, Ken Kwong-Kay. Partial least squares structural equation modeling (PLS-SEM) techniques using SmartPLS. Marketing Bulletin, v. 24, n. 1, p. 1-32, 2013.