Resumo

Título do Artigo

PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES CONCLUINTES DE CURSOS MÉDIO E TÉCNICNO EM RELAÇÃO À MOBILIZAÇÃO DE SUAS SOFT SKILLS NO CONTEXTO DAS AULAS REMOTAS EM UM CAMPUS DE UM INSTITUTO FEDERAL DE TECNOLOGIA.
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Soft skills
Ensino
Indústria 4.0

Área

Artigos Aplicados

Tema

Gestão de Pessoas

Autores

Nome
1 - Helltonn Winicius Patricio MAciel
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB) - Esperança
2 - Emanuel Varela Cardoso
UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG) - Biblioteca Central
3 - Arthur Eleutério da Costa
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB) - Esperança
4 - Letícia Pimentel de Freitas
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB) - Campus Esperança
5 - Ivã Barbosa Luciano
UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG) - Administração

Reumo

Atualmente, empresas de tecnologia tem valorizado um eixo de competências que vão além das competências técnicas basilares na formação dos profissionais: as soft skills. Estas competências abrangem um conjunto de elementos relacionados as habilidades humanas no ambiente de trabalho. A gestão de pessoas por competências, desenvolvida ainda na década de 70 (SOARES e ANDRADE, 2005) , já abordava habilidades deste cunho em seu tripé formativo: as atitudes. As competências comportamentais tem sido requeridas na performance organizacional. Ainda pé recorrente o discurso de que não basta que o pr
A produção deste artigo configura uma das ações do projeto de pesquisa interconecta do IFPB intitulado IF-GECOMP pesquisa em gestão de pessoas por competências, coordenado no campus A. A pesquisa se classifica como descritiva e quantitativa. O contexto investigado é composto por alunos de tecnologia de ensino médio em uma instituição federal de ensino.
Diante de um contexto de novas tecnologias na indústria 4.0, formatos de trabalho e ênfase em competências comportamentais mais sinérgicas, como podemos saber se os estudantes da área de tecnologia apresentam um bom desenvolvimento de suas soft skills de forma a serem absorvidos pelo mercado de trabalho?
Foi elaborado um questionário de avaliação de competências comportamentais a partir do estudo de Penhaki (2019) acerca das soft skills. Os dados coletados foram tratados de forma quantitativa, com o suporte de software de analise estatística. Optou-se pelo método de análise de correlação, para verificar as variáveis que possuem maior sinergia entre si.
A correlação paramétrica forneceu informações a respeito da interação entre duas categorias: Liderança 4.0 e Comunicação 4.0. As lideranças são compostas a partir do consentimento das equipes que percebem a capacidade dos líderes em apresentar informações fundamentadas e apoiadas pelos demais integrantes das equipes, além de possuírem um papel notório de resolução de conflitos, através da forte correlação com o incentivo ao diálogo.
O estudo contribui com a tendência tecnológica estrutural das competências comportamentais no contexto da indústria 4.0, visto que identificou, a partir da metodologia aplicada, sinergia relevante entre variáveis da pesquisa.