Resumo

Título do Artigo

DETERMINANTES PARA ATRATIVIDADE EM AGLOMERADOS VAREJISTAS PLANEJADOS
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Palavras Chave

Atratividade
Aglomerados Varejistas Planejados
6P’s de Marketing

Área

Marketing

Tema

Comportamento do Consumidor

Autores

Nome
1 - Rubem Alves Figueredo
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (UFS) - Sistema de Informação - DCOMP
2 - Fernanda Maria Pinto Lourenço
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (UFS) - São Cristóvão
3 - Jefferson David Araujo Sales
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA (UFBA) - NPGA

Reumo

Atualmente no Brasil, os shoppings centers ou aglomerações varejistas planejadas, vêm cada vez mais crescendo nos grandes centros. Segundo a Associação Brasileira de Shopping Centers –ABRASCE, esse setor até dezembro/2019 conta com 577 unidades e faturamento, em 2019, de R$ 192 bilhões, sendo a região nordeste com o segundo melhor desempenho com R$ 35,425 bilhões.
identificar os fatores influenciadores da atratividade sentida pelos consumidores através da verificação de atitudes e percepções diante de dois shoppings de varejo na cidade de Aracaju, por meio dos 6P’s de marketing (produto, preço, lojas, localização, condições de compra e atendimento). Buscou-se ainda identificar quantitativamente os consumidores promotores e detratores de atratividade de cada shopping.
Segundo Porter (1989 p. 211) “um aglomerado é um conjunto de empresas inter-relacionadas e instituições correlatas que está concentrada geograficamente numa determinada área, vinculadas por elementos comuns e complementares”. No tocante às aglomerações de varejo, “podem-se caracterizar como fortes pontos de atração de concentração de atividades nos sistemas urbanos das cidades, gerando um fluxo de pessoas e instalações de atividades compatíveis ou similares” (GODOY, 2010, p. 14).
Foi desenvolvido um estudo descritivo de natureza quantitativa, onde a coleta de dados foi obtida por meio de uma survey, utilizando de um questionário estruturado por meio de um formulário eletrônico google docs. Foram pesquisados um total de 508 consumidores, 305 do Shopping Jardins e 203 do Shopping Riomar e os dados coletados foram tratados e analisados por meio da técnica de Regressão Logística.
Com base nos 6P’s, o atendimento foi considerado fator promotor de atratividade pelos consumidores de ambos os aglomerados planejados e a variável condição de compra foi considerada promotora de atratividade somente no Shopping Riomar.
Os resultados permitem concluir que para os dois shoppings a maioria dos consumidores se apresentaram promotores de atratividade.
AKROUSH, M. N. The 7Ps classification of the services marketing mix revisited: na empirical assessment of their generalisability, applicability and effect on performance evidence from Jordan’s organizations. Jourdan Journal of Business Administration. v. 7, n. 1, p. 116-147, 2011. CAMPOS, D. F.; LUNDBERG, F. A. C. Satisfação e atratividade: como o público jovem avalia os shopping centers. Revista Eletrônica do Mestrado Profissional em Administração da Universidade Potiguar, Rio Grande do Norte, v. 5, n. 2, p. 79- 97, abr./set. 2013.