Resumo

Título do Artigo

Comportamento Inovador e Desempenho no Trabalho de Gestores em uma Empresa Pública
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Palavras Chave

Comportamento Inovador
Capacidade Absortiva Individual
Desempenho no Trabalho

Área

Gestão da Inovação

Tema

Dimensões Criativas, Comportamentais e Culturais da Inovação

Autores

Nome
1 - joelise collyer teixeira de paula
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA (UNIFOR) - fortaleza
2 - Rita Célia de Araújo
Universidade de Fortaleza - UNIFOR - Campus Central
3 - Macário Neri Ferreira Neto
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA (UNIFOR) - PPGA - Programa de Pós-graduação em Administração
4 - José Milton de Sousa-Filho
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA (UNIFOR) - PPGA

Reumo

A inovação é uma nova combinação do conhecimento que um indivíduo possui e dos novos conhecimentos que ele adquiriu, permitindo que a empresa encontre mais efetivamente novas oportunidades e aproveite as oportunidades existentes (Matzler, Abfalter, Mooradian, & Bailom, 2013). O comportamento inovador geralmente ocorre no nível individual, porque os indivíduos podem gerar ideias novas e inovadoras, que muitas vezes refletem uma ampla mudança de perspectiva e o reposicionamento das atividades existentes (Naveh & Erez, 2004).
Newman, Schwarz e Cooper (2018) verificaram o comportamento inovador como parte da capacitação do servidor público, não se encontrando um modelo que identificasse o perfil motivador a partir da capacidade cognitiva e de aprendizagem. Além disso, a relação entre o comportamento inovador dos indivíduos e o desempenho das empresas tem sido pouco estudado. Neste sentido, tem-se a seguinte questão de pesquisa: como a flexibilidade cognitiva e a capacidade absortiva individual influenciam no comportamento inovador, que juntamente ao capital humano do empregado público, resulta em maior desempenho?
No serviço público, seja administração direta ou indireta, ainda são raras pesquisas que incluem o comportamento inovador. Castro e Guimarães (2020), pesquisaram sobre as dimensões que podem influenciar o processo de inovação nas organizações judiciárias, entre essas dimensões estava o comportamento inovador; Horz, Frare, Cruz e Barbosa (2020) estudaram o comportamento inovador como uma das dimensões da orientação empreendedora; Fernandez e Moldogaziev (2013) e Miao, Newman, Schwarz e Cooper (2018) verificaram o comportamento inovador como parte da capacitação do servidor público.
Trata-se de uma pesquisa teórico-empírica, quantitativa, descritiva e aplicada com respondentes de uma única empresa, empregando assim a técnica de estudo de caso único quantitativo (Yin, 2000).O universo são os empregados com cargos gerenciais de uma empresa pública de águas e saneamento, sediada em um Estado do Nordeste do Brasil. O total de empregados com cargos gerenciais são 220, divididos em superintendentes/diretoria (24), gerentes (60) e coordenadores. Responderam à pesquisa 141 empregados, o que resulta em um grau de confiança de 95% e uma margem de erro de 5%.
Com base na revisão da literatura, o modelo de pesquisa que relaciona flexibilidade cognitiva, capacidade absortiva individual, comportamento inovador, capital humano e desempenho no trabalho foi desenvolvido e validado.
Conclui-se que a flexibilidade cognitiva e a capacidade absortiva se relacionam positivamente com o comportamento inovador. O capital humano e o comportamento inovador também se relacionam positivamente com o desempenho do trabalho, portanto, todas as hipóteses propostas foram suportadas. Quanto a análise multigrupo com a participação de dois grupos, um de alta gerência e o outro de baixa gerencia. O de baixa gerência seu resultado é explicado pela relação capacidade absortiva individual influenciando o comportamento inovador que influencia o desempenho no trabalho.
Como sugestões para novas pesquisas a replicação deste estudo com várias empresas, para confirmar os achados desta pesquisa, bem como identificar o motivo das diferenças nas influências do comportamento inovador.