Resumo

Título do Artigo

O Poder das Influenciadoras Digitais no Comportamento de Compra de Produtos da Linha Skincare
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Influenciadoras Digitais
Boca a boca
Endosso

Área

Marketing

Tema

Cultura e Consumo

Autores

Nome
1 - Diogo Gabriel Teixeira de GouvÊa
FACULDADE IBMEC (IBMEC) - Rio de Janeiro
2 - Renata Andreoni Barboza
FACULDADE DE ECONOMIA E FINANÇAS IBMEC (FACULDADES IBMEC) - Rio de Janeiro
3 - Suzana Valente Battistella Lima
Saint Paul Business School - Unidade Jardins

Reumo

O padrão social para beleza ideal das mulheres é mais estrito do que para homens, e, por isso, as mulheres provavelmente sentirão mais pressão do que os homens para criar sua aparência de acordo com os padrões de belezas considerados socialmente aceitáveis. Rocha (2013) destaca o peso da publicidade em traduzir a beleza e individualidade feminina e, dentre anúncios que fragmentam indefinidamente o corpo, a pele tem destaque. As mulheres se associam de maneira inata aos produtos da linha skincare para aspectos diferentes, como aparência, proteção solar, hidratação e envelhecimento.
Para entender melhor a associação de consumidoras com influenciadoras, esta pesquisa procura responder à seguinte pergunta: Qual o impacto das influenciadoras digitais do Instagram na compra de produtos da linha skincare pelas consumidoras? O estudo pretende ampliar o conhecimento acerca do comportamento de compra de consumidoras em produtos de beleza, englobando os conceitos de endosso, boca a boca e influenciadoras digitais.
O presente artigo fundamentou-se, durante o processo de codificação e na análise do conteúdo, nos seguintes referenciais teóricos: (1) Beleza, (2) Skincare, e (3) Endosso das influenciadoras digitais. A sensação de ser bonita é capaz de manter uma mulher inteira, indiferente aos aspectos externos (WOLF, 1991). Solomon (2007) conecta como os consumidores ressaltarão os atributos do produto como satisfação de necessidades utilitárias. Uzunoglu e Kip (2014) destacaram que influenciadores digitais mobilizam os públicos como líderes de opinião sobre vários tópicos.
Foi realizada uma pesquisa de campo de natureza qualitativa exploratória, possibilitando assim a compreensão do problema de investigação sob a ótica das consumidoras. Como forma de coleta de dados, foram realizadas entrevistas, com roteiro semiestruturado de perguntas abertas, com consumidoras de produtos da linha skincare e seguidoras da plataforma Instagram entre 18 e 44 anos. Utilizamos a amostragem bola de neve ou snowball, que, de acordo com Becker (1993), consiste em conhecer alguém e este ser uma espécie de fiador, indicando outras pessoas para participar da pesquisa.
Este estudo buscou investigar o impacto das influenciadoras digitais do Instagram na compra de produtos da linha skincare pelas consumidoras. Dentre os fatores explorados, a beleza que era entendida como qualidade fundamental e busca de aparência ideal pelas mulheres (WOLF, 1991), foi ressaltada diretamente pelos seus aspectos interiores como autoestima e sentir-se bem consigo. Porém, indiretamente, ao mencionarem seus produtos da linha skincare, houve a direção para a qualidade fundamental, através de menções a respeito do medo de envelhecer e sua conexão com outros cosméticos.
Desta forma, o estudo conclui a existência de um tripé essencial da influência digital que é ter um produto relevante, influenciadora atuante e seguidor integrante. Isso só será atingido quando houver a fidedignidade do produto, respeitando suas características em seus pormenores, possibilidades de uso e afins. Uma influenciadora atuante conseguirá trazer a visibilidade por intermédio de postagens que se conectem às características do produto, levando com que seus seguidores sejam integrantes, o que será facilmente realizado através dos dois pontos iniciais.
ARAUJO, T; NEIJENS P., VLIEGENHART R., (2017). Getting the word out on Twitter ARNDT, J. (1967). Role of product-related conversations in the diffusion of a new product. BACKALER, J. (2018). Digital Influence: Unleash the Power of Influencer Marketing to Accelerate Your Global Business. BARDIN, L. (2011), Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011, 229 p. WESTBROOK (1987). Product/Consumption-based Affective Responses and Postpurchase Processes WHITE, D. W.; GODDARD, L.; WILBUR, N. (2009). The effects of negative information transference