Resumo

Título do Artigo

PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS NO CENTRO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO SEMIÁRIDO - CAMPUS DE SUMÉ-PB Introdução
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Palavras Chave

Instituições de Ensino Superior
Sustentabilidade
A3P.

Área

Gestão Socioambiental

Tema

Desenvolvimento Sustentável e os ODSs

Autores

Nome
1 - Maria Juliana de Oliveira Alves
UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG) - GEAF
2 - MARIA DE FÁTIMA NÓBREGA BARBOSA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG) - UACC
3 - ERIVALDO MOREIRA BARBOSA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG) - UAD

Reumo

O surgimento do conceito de desenvolvimento sustentável trouxe mudanças para a maneira de agir das empresas, no sentido de adotarem-se práticas cotidianas que demonstrem respeito e preocupação com o meio ambiente. Neste contexto de mudanças, as Instituições de Ensino Superior (IES) também são pressionadas a serem agentes ativos dessa ação, uma vez que possuem um importante papel no sentido de definir e aplicar políticas voltadas para o desenvolvimento de uma consciência ambiental por meio de ações de pesquisa, ensino e extensão, bem como com a efetivação de práticas sustentáveis.
Reconhece-se que as instituições de educação superior, seja no ensino, pesquisa ou extensão, têm um importante papel na promoção da sustentabilidade. Assim, a pesquisa buscou responder o seguinte questionamento: como o Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido – Campus de Sumé pratica a sustentabilidade nos aspectos de ensino, pesquisa, extensão e gestão? Dessa forma, o objetivo do presente estudo é identificar práticas de sustentabilidade no Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido – Campus de Sumé-PB –, nos aspectos de ensino, pesquisa, extensão e gestão.
A fundamentação teórica abordou os seguintes temas: desenvolvimento sustentável e sustentabilidade; sustentabilidade em instituições de ensino superior e sustentabilidade na administração pública brasileira. As referências de base foram: relatório Brudtland; Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento; Agenda 21 e Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), além de estudos correlatos. Ainda foram observadas leis, decretos, resoluções e instruções normativas pertinentes ao tema.
A pesquisa foi realizada no Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido – CDSA, Campus Sumé, da Universidade Federal de Campina Grande – UFCG. A UFCG é uma instituição autárquica pública federal vinculada ao Ministério da Educação, com estrutura multicampi situada no Estado da Paraíba, com sede e foro na cidade de Campina Grande. Quanto à abordagem do problema, a pesquisa se classifica como qualitativa e, quanto aos procedimentos metodológicos, é utilizado o estudo de caso. Para tanto, fez-se uso de pesquisa documental, entrevistas e aplicação de um checklist.
Os resultados evidenciam que existem disciplinas, na maioria dos cursos ofertados pelo Campus, bem como projetos de pesquisa e extensão, que contemplam a temática, além de algumas ações de sustentabilidade sendo desenvolvidas na gestão, embora isoladas, uma vez que não foi possível observar uma política institucional efetiva que vise à sustentabilidade do Campus. As principais dificuldades para a inserção de práticas sustentáveis: a ausência de apoio e ações institucionais, além da cultura organizacional e da conscientização.
A análise dos resultados indicou a necessidade de se ampliar a discussão sobre sustentabilidade com todos os segmentos que compõem a instituição, visto que a temática exige esforço de toda a comunidade acadêmica para que se obtenham os resultados esperados tanto em ensino, pesquisa e extensão quanto na gestão universitária. Apesar de o Campus adotar algumas práticas sustentáveis, ainda existe um longo caminho a ser percorrido, uma vez que ainda não existe de fato uma política institucional voltada para a sustentabilidade.
AGENDA 21: Ações prioritárias/Comissão de Políticas de Desenvolvimento Sustentável e da Agenda 21 Nacional. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, 2004. Disponível em: http://www.mma.gov.br/estruturas/agenda21/_arquivos/consulta2edicao.pdf. Acesso em: 04 dez. 2017. BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011. CMMAD. Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento. Nosso futuro comum. 2. ed. Tradução de: Our common future. 1. ed. 1988. Rio de Janeiro: Editora da Fundação Getúlio Vargas, 1991.