Resumo

Título do Artigo

Transformação digital na indústria financeira: uma revisão sistemática da literatura
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Transformação digital
Indústria financeira
Negócios digitais

Área

Tecnologia da Informação

Tema

Transformação Digital e Novos Negócios Digitais

Autores

Nome
1 - Elizangela Maria Pas Menegon
UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA (UNOESC) - Chapecó
2 - Juliano Danilo Spuldaro
UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA (UNOESC) - Joaçaba

Reumo

O objetivo deste estudo é o de identificar conceitos, características, tipologias, benefícios e desafios da transformação digital (TD) na indústria financeira, por meio de uma revisão sistemática de literatura, nas bases de dados da Scopus, Web of Science e Science Direct. Dentre os principais resultados, quanto a definição do tema de pesquisa, é amplo, desde abordagem de serviço personalizada, mudanças tecnológicas, interação entre as partes interessadas. Como características, citam mudanças significativas em produtos e processos. Apresenta os benefícios e desafios da transformação digital.
Objetivo da pesquisa é de identificar conceitos, características, tipologias, benefícios e desafios da transformação digital na indústria financeira.
2 TRANSFORMAÇÃO NOS NEGÓCIOS DIGITAIS Transformação Digital, envolve mudança, seja no âmbito das pessoas, parcerias, processos ou modelo de negócio (Parviainen, Tihinen, Kääriäinen, Teppola, 2017). A iniciativa deverá partir da liderança, com delineamento da visão, propósito e engajamento dos colaboradores (Perides, Vasconcellos, Vasconcellos, 2020). Não trata apenas de adaptação, mas principalmente de uma evolução estratégica, onde a aplicação da tecnologia a favor dos negócios, representa capacidade de incrementar o desempenho das organização.
Por muitos anos, os bancos usaram negócios semelhantes e imutáveis que geraram grandes lucros. No entanto, esses modelos não são eficazes em comparação com as inovações introduzidas no mercado pela tecnologia. Destarte, os bancos devem completar a transição da transformação orientada por regulamentação para mudança liderada por inovação (Lievski, 2020). O campo de estudo é vasto, a dinâmica que envolve a tecnologia, por si, remete a investigação constante, mas não apenas esse quesito deve ser levado em consideração ao se pensar em transformação digital.
As principais características desse movimento foram traçadas, com mudanças significativas em produtos e processos. Destaque ao envolvimento da alta administração (Sund et al., 2021), a participação do governo (Jang et al, 2021), o envolvimento do laboratório de inovação (Sund et al., 2021) e equipe de TI (Ilievski, 2020), com equilíbrio entre supervisão e desenvolvimento de inovação (Yao, Song, 2021). Há que se destacar os benefícios e desafios da transformação digital, desde a redução de custos, serviços centrados no cliente, a auto eficiência, além da automação de processos.
Addo, K. A., Hussain, N., & Iqbal, J. (2021). Corporate Governance and Banking Systemic Risk: A Test of the Bundling Hypothesis. Journal of International Money and Finance, 115, 102327. AGIBANK. 50+: novos tempos, novos hábitos: Transformações do isolamento e do amadurecimento (2020). Disponível em: https://s3.amazonaws.com/prd-beanstalk/site/upload/REPORT%20FINAL%20-%20Imprensa.pdf. Ahmed, S., Bangassa, K., & Akbar, S. (2020). A study on trust restoration efforts in the UK retail banking industry. The British Accounting Review, 52 (1), 100871. Ansoff, HI (1957). Estratégias de diversificação.