Resumo

Título do Artigo

ANÁLISE DAS PRÁTICAS NA PRODUÇÃO DE CALÇADOS SOB A PERSPECTIVA DE PRINCÍPIOS ESTRUTURANTES DA ECONOMIA CIRCULAR
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Gestão de Resíduos
Sustentabilidade Ambiental
Setor Calçadista

Área

Gestão Socioambiental

Tema

Gestão Ambiental

Autores

Nome
1 - MARGARETE BLUME VIER
UNIVERSIDADE FEEVALE (FEEVALE) - Conclusão da graduação e do mestrado
2 - Dusan Schreiber
UNIVERSIDADE FEEVALE (FEEVALE) - ICSA
3 - Cristiane Froehlich
UNIVERSIDADE FEEVALE (FEEVALE) - Programa de Pós_Graduação Mestrado em Administração
4 - VANUSCA DALOSTO JAHNO
UNIVERSIDADE FEEVALE (FEEVALE) - ICCT

Reumo

O modelo circular de produção visa fechar o ciclo de vida dos produtos. Para contribuir com este tema, foi realizado um estudo de caso múltiplo, com o objetivo de evidenciar se as empresas deste ramo estão aplicando, no processo produtivo, os conceitos e as práticas relacionados à Economia Circular. Os resultados evidenciaram que as indústrias adotam práticas sustentáveis e buscam diminuir o impacto ambiental causado pelo processo produtivo, fazendo uso de materiais não tóxicos e a correta destinação final dos resíduos. Porém, há uma carência no que se refere a circularidade do produto final.
O setor calçadista é um dos setores de impacto ambiental, principalmente pela quantidade de resíduos poluentes gerados, e pelo pouco reaproveitamento do material, o que significa que praticamente todo o material utilizado na fabricação, inclusive o próprio produto fabricado, é enviado aos aterros sanitários e industriais. Portanto, o estudo tem por objetivo analisar se as empresas do ramo calçadista estão aplicando, no processo de produção de calçado, os conceitos e as práticas relacionados com a Economia Circular.
O conceito de economia circular é baseado no funcionamento da própria natureza, na qual não há a geração de resíduos. Sendo assim, é um modelo circular de produção, onde os recursos são repetidamente utilizados, reduzindo o consumo de matéria prima e a geração de resíduos (LEITÃO, 2015; HOUSE OF COMMONS, 2014). A economia circular envolve inúmeros fatores internos e externos às organizações; e, é baseada em diversos outros conceitos que contribuem para alcançar seus objetivos.
O presente estudo é de natureza aplicada, quanto aos objetivos, a pesquisa é descritiva, a abordagem do problema é qualitativa (GIL, 2002). Em relação aos procedimentos técnicos, o trabalho consiste na realização de pesquisa bibliográfica (GIL, 2002), e estudo de caso múltiplo (YIN, 2010). O estudo de caso foi aplicado em três indústrias do setor calçadista, localizadas no estado do Rio Grande do Sul. Em relação a análise dos dados, estes foram submetidos à análise de conteúdo, segundo Bardin (2011)
Os resultados evidenciaram que as indústrias adotam práticas sustentáveis e buscam diminuir o impacto ambiental causado pelo processo produtivo, fazendo uso de materiais não tóxicos e a correta destinação final dos resíduos. Mesmo assim, possuem uma carência no que se refere a circularidade do produto final e a utilização de matéria prima reciclável e renovável. Os resultados apresentam um quadro resumo contendo os pilares e as práticas abordadas na teoria, e os respectivos achados empíricos no setor calçadista.
Constatou-se que as empresas do ramo calçadista estão aplicando os conceitos e as práticas que sustentam a Economia Circular de forma fragmentada, contemplando apenas as que trazem benefícios econômicos e que são exigidas por lei. Observou-se que, no que se refere a gestão de resíduos, as empresas estão buscando diminuir a geração, e, também, se preocupam com a correta destinação, porém, falta a articulação entre as empresas e a reutilização, para promover a reciclagem e o reaproveitamento dos materiais, tanto pelas empresas estudadas, quanto por outras, de outros segmentos.
GHISELLINI, Patrizia; CIALANI, Catia; ULGIATI, Sergio. A reviewoncircular economy: theexpectedtransitionto a balancedinterplayofenvironmentalandeconomic systems. JournalofCleanerProduction. ElsevierLtd; V 114, p. 11-32. February, 2016. ELLEN MACARTHUR FOUNDATION. (2015). Towards a Circular Economy: Busines Rationale for an Accelerated Transiton. December, 2015. Disponívelem: ALIGLERI, Lilian; ALIGLERI, Luiz Antonio; KRUGLIANSKAS, 2016