Resumo

Título do Artigo

O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE SPIN-OFFS ACADÊMICAS: IDENTIFICAÇÃO DE CONJUNTURAS CRÍTICAS NO FLUXO ENTRE CIÊNCIA E MERCADO DIANTE NOVO PARADIGMA TECNOLÓGICO
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

spin-off acadêmica
inovação tecnológica
conjunturas críticas

Área

Gestão da Inovação

Tema

Gestão do Conhecimento, Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia

Autores

Nome
1 - NAYARA GONÇALVES LAURIANO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA (UFV) - Departamento de Administração e Contabilidade (DAD/UFV)
2 - Rodrigo Gava
UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA (UFV) - Departamento de Administração e Contabilidade

Reumo

Sob o panorama de fomento da inovação como meio para geração de valor econômico, o surgimento de empresas nascidas a partir da academia, as chamadas spin-offs acadêmicas, tem se apresentado como uma via para a comercialização da propriedade intelectual. Seu desenvolvimento é representado por modelos que versam diferentes enfoques. Para tal, mostra-se ser possível identificar que esta dinâmica se assenta sobre a superação de problemas que ocorrem ao longo de sua trajetória, impedindo que se alcance a transição de uma fase de desenvolvimento para outras, as chamadas de conjunturas críticas.
A presente pesquisa tem o interesse em se debruçar em uma dinâmica de desenvolvimento tecnológico via spin-off, reconhecida como um caso bem-sucedido de inovação tecnológica do sistema de inovação brasileiro. A investigação buscou, diferente do enfoque geralmente dado ao desenvolvimento deste tipo de dinâmica pela literatura buscando-se um processo de desenvolvimento constante e, geralmente linear, o enfoque, sobretudo, em etapas consideradas críticas deste processo vem a contribuir para a ênfase na complexidade do processo de inovação em organizações desta natureza.
Os processos de formação e desenvolvimento das spin-offs acadêmicas são explorados através de variados modelos propostos pela literatura. Vohora et al. (2004) propõem um modelo de estágios, que considera as etapas de formação e desenvolvimento, assim como os modelos anteriores. No entanto, adentra nas principais transições que este tipo de empresa tem que passar para evoluir seu status de desenvolvimento, sendo estes: Reconhecimento de oportunidade; Comprometimento empreendedor; Credibilidade do empreendimento e Sustentabilidade do empreendimento.
Diante disso, realizou uma investigação sob os contornos da abordagem qualitativa, de natureza descritiva, cuja estratégia utilizada foi a de estudo de caso. A partir da coleta de dados primários a partir de entrevistas semiestruturas, foram abordados os principais atores que atuaram na trajetória do caso, identificados a partir da técnica de amostragem por julgamento “bola de neve” (snow-ball sampling). Recorreu-se à aplicação da análise de conteúdo como método de análise, que contou com o auxílio do software ATLAS.ti.
Observou-se a manifestação de elementos em diferentes níveis, individuais, organizacionais e ambientais, que influenciaram a dinâmica estabelecida. Destaca-se a própria motivação pessoal do inventor e sua predisposição desde o princípio da sua trajetória acadêmica em desenvolver um novo produto, sendo importante para transitar entre o ambiente acadêmico e comercial. Além disso, as funções de financiamento e regulamentação mostraram ser aspectos influentes na transição das conjunturas, sobretudo, de confiabilidade do empreendimento e sustentabilidade.
A pesquisa realizada permitiu reconhecer o estabelecimento da relação entre agentes públicos e privados, adentrar na transição entre os ambientes acadêmico e produtivo, identificar como o conhecimento científico se desenvolve como expressão de um novo produto para o mercado. O olhar específico para as conjunturas críticas acabou revelando facilitadores e limitantes imbuídos na dinâmica. Ademais, tratando-se de um caso de inovação tecnológica considerado bem-sucedido é entendido a contribuição para a discussão sobre spin-offs acadêmicas em cenário nacional.
GILSING, Victor A.; VAN BURG, Elco; ROMME, A. Georges L. Policy principles for the creation and success of corporate and academic spin-offs. Technovation, v. 30, n. 1, p. 12-23, 2010. MATHISEN, Marius. Tufti; RASMUSSEN, Einar. The development, growth, and performance of university spin-offs: a critical review. The Journal of Technology Transfer, 44, 1891-1938. 2019. VOHORA, Ajay; WRIGHT, Mike; LOCKETT, Andy. Critical junctures in the development of university high-tech spinout companies. Research policy, v. 33, n. 1, p. 147-175, 2004.