Resumo

Título do Artigo

A MATURIDADE DA INDÚSTRIA 4.0: A CONTRIBUIÇÃO DA GESTÃO DE PROJETOS
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Modelo de Maturidade
Gerenciamento de Projetos
Indústria 4.0

Área

Tecnologia da Informação

Tema

Gestão de Projetos em TIC

Autores

Nome
1 - Silvio Cesar Alves Teixeira
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (UNINOVE) - Barra Funda
2 - Cristiane Drebes Pedron
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (UNINOVE) - PPGA

Reumo

Com o crescimento da Indústria 4.0, as empresas procuram entender o estágio de maturidade em que se encontram, sempre voltadas para a busca de oportunidades para avanços. Nesse contexto, os modelos de maturidade representam uma ferramenta importante na trajetória de transformação de empresas nos mais diversos setores. Dado que as iniciativas da Indústria 4.0 começam, muitas vezes, por meio de projetos, considera-se que a área de Gestão de Projetos deve ser considerada um agente impulsionador para o avanço da maturidade da Indústria 4.0.
O avanço da Indústria 4.0 depende da capacidade de cada empresa estar pronta para promover a mudança, ou seja, entender seu nível de maturidade para evoluir (De Carolis, Macchi, Negri, & Terzi, 2017). Portando, a avaliação da maturidade se torna importante para entender a posição da empresa em relação à Indústria 4.0, permitindo para a elaboração de um plano para atingir oum nível de maturidade esperado (Mittal, Khan, Romero, & Wuest, 2018). Assim, o objetivo é propor um modelo que contemple as principais características para a GP impulsione a maturidade da Indústria 4.0.
A fundamentação teórica está organizada em conceitos da Indústria 4.0, seguido de um panorama sobre a maturidade da Indústria 4.0 e, por fim, um estudo de projetos que envolvem a indústria 4.0 para embasar características relevantes da relação entre maturidade da Indústria 4.0 e a Gestão de Projetos.
Esta pesquisa de caráter qualitativo e exploratório foi realizada em quatro fases: (1) Elaboração de uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) sobre modelos de maturidade da Indústria 4.0 e suas características; (2) RSL das características dos projetos de Indústria 4.0; (3) condução de 12 entrevistas com Gerentes de Projetos que atuam especificamente com Projetos da Indústria 4.0.; (4) validação do modelo proposto em três grupos focais (executivos, líderes de projetos e profissionais acadêmicos).
As análises resultaram no mapeamento de 16 fatores; Conhecimento Técnico, Engajamento de Stakeholders, Treinamento, Visão Sistêmica, Empregando Metodologias, Novas Ferramentas, Agente de Transformação, Comunicação, Seleção de Projetos, Poder de Decisão, Monitoração de indicadores, Gestão de Projetos em Tempo Real, Planejamento, Definição do escopo, Liderança em projetos e Resiliência, o quais forma discutidos para determinação os fatores a serem considerados no modelo proposto.
O modelo apresentado neste estudo demonstra como a gestão de projetos contribui para a maturidade da I4.0, contemplando 4 fatores: (1) Conhecimento Técnico - Representa a visão superficial de TI; (2) Visão Sistêmica e de Negócio - Conhecimento técnico de negócio e processos gerenciais; (3)Agente de Transformação - transformação das pessoas, áreas e processos cujas propostas eram resultantes de projetos correntes da I4.0; (4) Novas Ferramentas - capacidade da GP de buscar novas formas de trabalho para atender as necessidade.
De Carolis, A., Macchi, M., Negri, E., & Terzi, S. (2017). A maturity model for assessing the digital readiness of manufacturing companies. In IFIP International Conference on Advances in Production Management Systems, 13-20. Springer, Cham. Mittal, S., Khan, M. A., Romero, D., & Wuest, T. (2018). A critical review of smart manufacturing & Industry 4.0 maturity models: Implications for small and medium-sized enterprises (SMEs). Journal of manufacturing systems, 49, 194-214.