Resumo

Título do Artigo

IMPLANTAÇÃO DO PAGAMENTO INSTANTÂNEO NO MERCADO BRASILEIRO DE SEGUROS POR UMA EMPRESA DE ADQUIRÊNCIA
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Pagamento Instantâneo
Adquirente
Seguradoras

Área

Artigos Aplicados

Tema

Empreendedorismo, Tecnologia e Inovação

Autores

Nome
1 - Fernando Igor Ferreira Costa
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - Higienópolis
2 - Alexandre Cappellozza
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - Higienópolis

Reumo

Sabe-se que as inovações tecnológicas mudam a forma de comunicação, aquisição de produtos e serviços e isto inclui os meios de pagamento que precisam ser transparentes, fáceis, sem causar atrito no momento da compra (Toucinho, 2020). No mercado de seguros, essa mudança comportamental é perceptível na forma como os clientes das seguradoras contratam e usam os serviços: a interface e o contato direto com o consumidor ganha espaço em detrimento da intermediação do corretor. Neste sentido, o mercado de seguros é um dos ramos de atividade que pode se beneficiar das inovações tecnológicas aplicadas.
Neste contexto, as empresas se preparam para viabilizar a evolução dos meios de pagamento: a disponibilização do pagamento instantâneo com transferências e aquisição de produto e serviços através de transações de retirada e envio do dinheiro em segundos, 24 horas, sete dias por semana, sem as restrições dos métodos atuais, o que deve beneficiar a experiência do portador e estabelecimentos comerciais mais simples (Alfonso, Tombini, & Zampolli, 2020).
Por meio de métodos mistos, o diagnóstico revelou a importância do pagamento instantâneo no setor de seguros e reforça a oportunidade de oferta da tecnologia pelas empresas adquirentes, visto que há uma necessidade de recebimento de valores pelo segurado, devido um reembolso, indenização ou cancelamento, ou seja, uma demanda para o pagamento acelerado, além da demanda de uma inovação pela seguradora para o desembolso de fundos.
A partir da disponibilidade do pagamento instantâneo no Brasil, este trabalho tem o objetivo de apresentar o aproveitamento da oportunidade pela implantação dessa forma de pagamento por uma empresa adquirente do setor de meios de pagamento e o uso da tecnologia para envio de dinheiro das seguradoras para os segurados.
Para a adquirente, o projeto contribuiu para o posicionamento estratégico e com a imagem de inovação da empresa, o fato de ser um dos primeiros players a lançar o pagamento instantâneo permite a associação da marca da adquirente com a nova tecnologia pelos clientes do serviço. O serviço de pagamento instantâneo contribuiu também para o resultado da empresa, já que é incremental ao volume atual das transações de compra.
Como contribuições, o trabalho agrega conhecimento para o entendimento da indústria de meios de pagamento, do setor de adquirencia e do assunto incipiente de pagamento instantâneo. Além disso, a disponibilização do serviço de pagamento instantâneo para o desembolso de fundos das seguradoras beneficiou os portadores de cartão com a experiência de receber rapidamente os valores das seguradoras, 24 horas por dia nos sete dias da semana e em todos os dias do ano e se considera como uma contribuição da empresa para a sociedade ao oferecer uma alternativa para de pagamento.