Resumo

Título do Artigo

Teorias, Modelos e Construtos do Comportamento de Consumo Pró-Ambiental
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Palavras Chave

Comportamento pró-ambiental
Consumo verde
Sustentabilidade

Área

Marketing

Tema

Marketing e Sociedade

Autores

Nome
1 - Juliana Werneck Rodrigues
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO (PUC-RIO) - Rio de Janeiro
2 - LUIS FERNANDO HOR-MEYLL ALVARES
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO (PUC-RIO) - IAG - Escola de Negócios
3 - Angela Maria Cavalcanti da Rocha
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO (PUC-RIO) - IAG Escola de Negócios
4 - Jorge Brantes Ferreira
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO (PUC-RIO) - Departamento de Administração
5 - Fernanda Leão Ramos
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO (PUC-RIO) - Gávea

Reumo

Comportamentos pró-ambientais são estudados na literatura de marketing por meio de diversos modelos e teorias, sendo entendidos como manifestações de interesse próprio ou para o bem de interesses coletivos (Bamberg & Moser, 2007). Comportamento pró-ambiental pode ser definido como o que “danifica o mínimo possível ou que pode até beneficiar o meio-ambiente” Steg e Vlek (2009, p. 309). Com o propósito de inventariar o conhecimento, realizou-se o presente estudo, observando a literatura sobre comportamento de consumo ambientalmente responsável com foco nos principais construtos e modelos.
Este trabalho teve o propósito de inventariar e avaliar o conhecimento desenvolvido sobre comportamento de consumo ambientalmente responsável com foco nos principais construtos, teorias e modelos. A pesquisa foi realizada por uma revisão sistemática da literatura utilizando-se a abordagem bola-de-neve (Wohlin, 2014)
O estudo adotou o método bola-de-neve (Wohlin, 2014). O primeiro passo desta abordagem consiste em identificar artigos iniciais e relevantes no tema. Inicialmente a busca se concentrou no Google Scholar, buscando artigos de 2016 a 2019 que continham em seu tema as palavras-chave: green consumerism future research, green consumer behavior, sustainable consumer behavior. Uma vez filtrados os artigos-base, realizou-se a análise de interação, observando-se as referências em comum , relevância do periódico, número de citações, termos relevantes que se repetiam e análise por autores.
Foram identificados 20 principais construtos utilizados nos estudos de comportamento de consumo pró-ambiental e 16 modelos ilustrativos que articulam de formas variadas estes construtos. Desses modelos, três são os principais e o restante são modelos desenvolvidos com base ou inspiração nestes. Foram selecionados os mais significativos para apresentação neste trabalho. Identificou-se que os principais construtos usados, para investigar o comportamento pró-ambiental de consumo e compra, podem ser reunidos em seis categorias: valores, crenças, normas, emoções, atitude e intenção.
O inventário dos principais modelos usados para explicar o comportamento pró-ambiental que envolve o consumo revela uma variedade de construtos que se relacionam de diferentes formas, podendo atuar às vezes como antecedentes, outras como mediadores, e outras ainda como consequências dos mesmos construtos. Conclui-se que a literatura apresenta diferentes abordagens sobre o tema e não há um consenso sobre o que leva o indivíduo a desempenhar um comportamento pró-ambiental.
Autores para a metodologia: Wohlin, Groening, Sarkis & Zhu Autores-base do levantamento: Ajzen, Bandura, Czellar, De Groot, Dietz , Dunlap, Fishbein, Frantz, Gaugano, Kalof , Martin, Mayer, Schultz, Schwartz, Steg, Stern, Van Liere, Vlek Autores secundários do levantamento: Cleveland, Han, Hines , Hungerford , Hwang, Kalamas, Kim, Lee, Leonidou, Onwezen, Tomera, Yoon