Resumo

Título do Artigo

PERCEPÇÃO DOS DOCENTES SOBRE DIMENSÕES DE AUTOAVALIAÇÃO DE PROGRAMAS DE PÓS GRADUAÇÃO E SUA INFLUÊNCIA PARA CONTRIBUIÇÃO NO CURSO
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Autoavaliação
Programas de Pós-Graduação
Percepção docente

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Planejamento de Ensino (cursos, programas, disciplinas, aulas e avaliação)

Autores

Nome
1 - Karine Cecilia Finatto Begnini
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM) - Sede
2 - Lara Gabriela Matoso
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM) - Cede
3 - Rafaela Butzke Geloch
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM) - Sede
4 - Leander Luiz Klein
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM) - Programa de Pós Graduação em Administração Pública - PPGAP
5 - Kelmara Mendes Vieira
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM) - Santa Maria

Reumo

Qualificar conhecimentos em diferentes áreas de formação é um dos desafios enfrentados por Instituições de Ensino Superior (IES). Assim, aperfeiçoar e avaliar o contexto educacional, é necessário para garantir a qualidade das IES. Para o funcionamento regular e consolidação dos Programas de Pós-Graduação, a autoavaliação precisa ser parte constituinte da rotina acadêmica e da avaliação institucional, sendo de caráter legal, constante, transparente e oferecendo oportunidade para a potencialização dos pontos fortes existentes e à superação dos desafios encontrados.
No processo avaliativo de Programa de Pós-Graduação (PPG), uma das dimensões propostas pela CAPES é a autoavaliação, porém, pouco tem sido explorada em estudos acadêmicos, principalmente quando envolve o corpo docente. Além disso, qual a percepção docente quanto aos parâmetros da autoavaliação? Como o docente percebe a sua atuação no PPGs? Essas perguntas de pesquisa ainda permanecem pouco exploradas e são a lacuna no conhecimento a ser investigada nesse trabalho. Diante disso, o objetivo da presente pesquisa é identificar a percepção dos docentes de uma IES quanto à sua participação no PPG.
A elaboração da fundamentação teórica do trabalho, constituiu-se basicamente na literatura sobre avaliação institucional, autoavaliação e percepção docente nos PPGs. Buscou-se refletir acerca dos quesitos (Programa, Formação, Impacto na Sociedade) e itens da ficha de avaliação proposta pela CAPES.
Foi realizada uma survey com docentes de PPGs de uma IES pública. Obteve-se uma amostra válida de 221 respondentes. Como instrumento de coleta de dados, utilizou-se um questionário estruturado em 84 questões, o qual baseou-se nas diretrizes de avaliação sugeridas pela CAPES. Para mensuração das respostas, utilizou-se uma escala do tipo Likert de 5 pontos (1- Discordo totalmente; 5 Concordo totalmente) e outra, também de 5 pontos de adequação (1- Nada adequado; 5 – Totalmente adequado). As principais técnica de análise dos dados foram a Análise Fatorial Exploratória e a Análise de Regressão.
Os resultados dessa pesquisa demonstraram a consecução de onze fatores para a autoavaliação dos PPGs estreitamente alinhados as diretrizes da Capes. Além disso, os resultados indicam que os fatores Instalações da IES, Coordenação do curso, Produção internacional e Alinhamento à linha de pesquisa exercem influência positiva sobre o fator Contribuição para o curso.
O estudo permite concluir que a contribuição docente com os PPGs pode estar relacionada a diferentes fatores. Especificamente, neste estudo, está relacionada à produção internacional, alinhamento dos estudos/pesquisas ao programa, infraestrutura e gestão do curso, sendo estes fundamentais para o desenvolvimento do programa. Outra principal conclusão é que a internacionalização, continua sendo um desafio para os PPGs, especialmente no que se refere à manutenção de relacionamentos internacionais. Ainda, este estudo caracteriza o início da busca por um modelo de autoavaliação docente.
ALMEIDA, Marcia Cristina Alves dos Anjos; SANTANNA, Angelo Marcio Oliveira; DE LIMA, Edson Pinheiro. Internationalization in Higher Education and Brazil as a Case Study. Administração: Ensino e Pesquisa, v. 22, n. 1, p. 64-100, 2021. ALSHARARI, Nizar Mohammad. Internationalization market and higher education field: institutional perspectives. International Journal of Educational Management, 2019. LEITE, Denise et al. A autoavaliação na Pós-Graduação (PG) como componente do processo avaliativo CAPES. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), v. 25, n. 2, p. 339-353, 2020.